"Um MIX de soluções para seu evento"     comercial@mixpalestras.com.br
contatos: (11) 3522-6622 / (11) 98079-3030 / (13) 98828-8929


Maurício Louzada

São Paulo/SP
Veja o Perfil Completo

Maurício Louzada

Palestrante Top of Mind de RH em 2017. Foi professor do SENAC por 15 anos, formado em Professional Coaching pela Bridgestone AC (Londres), ministra cursos, palestras e treinamentos em empresas e universidades no Brasil e diversos outros países.


Vídeos



Artigos


"A oportunidade"

"A oportunidade"


Oportunidade... Eis a palavra que mais ouço as pessoas insatisfeitas pronunciarem. "Ainda não tive a oportunidade", "Se Deus quiser, esta oportunidade vai chegar", "Faltam oportunidades de crescimento...".

A oportunidade (ou a ausência dela) é a desculpa mais comum para as pessoas ficarem onde estão. A oportunidade é vista por essas pessoas como algo externo, e quando diz isso, os criadores de desculpas, no fundo estão se consolando: "Tudo o que eu poderia fazer eu já fiz, agora dependo da sorte...". O que a maioria das pessoas não percebe é que a oportunidade é uma circunstância criada por cada um de nós. São nossas ações frente a um problema, uma dificuldade ou limitação que transformarão este descontentamento em oportunidades.

Criar oportunidades está relacionado com buscar a excelência profissional e pessoal, sair da média, reconhecer falhar e praticar iniciativa. Quando colocamos em prática estas ações, as oportunidades aparecerão indubitavelmente.
Recebi e-mail de uma leitora que dizia:

"Não sei mais o que fazer, busco uma oportunidade de promoção em minha área há mais de um ano. A empresa não valoriza o colaborador, e quando há possibilidade de promoção abre-se seleção interna e externa, e em quase 90% dos casos, alguém de fora é contratado."

Minha cara leitora compreende perfeitamente sua decepção. Mas é importante que você saiba que mais do que buscar uma oportunidade na sua empresa, para alcançar este crescimento, a empresa precisa ver uma oportunidade em VOCÊ. Se nas seleções, pessoas de fora são contratadas e você realmente é capacitada para a promoção, só pode ser por um destes dois motivos:

1.    Você não está mostrando verdadeiramente toda sua capacidade, conhecimento, força de vontade, iniciativa e disposição. Está perdendo a oportunidade de mostrar o que sabe.

2.    A empresa não tem política de promoção baseada na meritocracia ou não consegue, apesar de todo o seu esforço, reconhecer todo o talento e todas as vantagens em ter você nesta nova posição. Neste caso, quem está perdendo a oportunidade é a empresa, afinal em algum momento, alguém vai perceber sua competência. E esse alguém pode até ser o concorrente.

O fato, é que em ambos os casos, há perdas. Por isso, não podemos deixar de reconhecer a oportunidade mágica que temos todos os dias de ser o melhor naquilo de fazemos, e sempre que possível, mostrar que fazemos bem feito. Assim seremos vistos como verdadeiras oportunidades pelas pessoas que nos cercam.

Diante dos obstáculos, sempre temos a oportunidade de fazer o melhor e seguir em frente. O erro é uma oportunidade para encontrarmos o caminho do acerto, e o fracasso uma oportunidade de buscarmos um caminho com mais segurança.

Em minhas palestras sempre falo: "Hoje é o melhor dia da sua vida para ser o melhor profissional, o melhor pai, a melhor mãe, o melhor amigo... Mas como temos esta oportunidade todos os dias, deixamos o melhor para amanhã. Um amanhã que nunca chega, pois a oportunidade se situa somente no momento presente".

A propósito, Kairós é representado por uma figura que tem uma trança na testa e é careca na nuca, para nos lembrar:

 "Só podemos agarrar a oportunidade quando ela esta vindo, pois depois que passou não temos mais onde segurá-la".

Quer uma oportunidade para colocar tudo isso em prática? Vamos lá, este é o momento - agarre-o agora, porque depois... Só a nuca careca...


Mande-nos uma Mensagem