Selecione o Profissional
 

Paulo Rabello de Castro

TEMAS:


Paulo Rabello de Castro é Economista. Foi Presidente do IBGE e Presidente do BNDES. Em agosto de 2018, recebeu o prêmio Economista do Ano, da Ordem dos Economistas do Brasil.

 

Em 1971, graduou-se em Economia pela UFRJ e em Direito pela UERJ. É Mestre e Doutor em Economia pela Universidade de Chicago, onde estudou com os professores Milton Friedman, Gary Becker e T.W. Schultz, todos ganhadores do Prêmio Nobel de Economia.

 

Membro e Presidente de 1994 a 1996 da Academia Internacional de Direito e Economia (AIDE), foi professor titular no curso de Doutorado da Pós-Graduação em Economia da FGV, nas cadeiras de Economia Agrícola, Economia Regional e Urbana e Economia da Informação; criador e coordenador do Grupo de Informação Agrícola no Instituto Brasileiro de Economia (IBRE) da FGV; criador e editor da revista especializada Agroanalysis; redator-chefe da revista Conjuntura Econômica da FGV, encarregada, até a década de 1980, de publicar nacionalmente as Contas Nacionais e os Índices Nacionais de Preços.

 

Em 1993, fundou a SR Rating, primeira empresa especializada em rating no Brasil. Ocupou cargos de gestão na ARC Ratings, RC Consultores, Macroconsulting, entre outras, além de participação em entidades profissionais. Integrou o Comitê de Gestão do Grupo de Líderes Empresariais – Lide, foi conselheiro do Conselho de Economia da FIESP e presidente do Conselho de Planejamento Estratégico da FECOMERCIO/SP.

 

Ex-presidente do Instituto Atlântico, entidade sem fins lucrativos, formuladora de políticas públicas, fundada em 1993, e fundador da ONG Instituto Maria Stella, que já formou mais de 2 mil alunos carentes na iniciação à informática como ferramenta de estudo e trabalho, no Mato Grosso. Coordenou o Movimento Brasil Eficiente, que propõe uma simplificação da carga tributária e mais eficiência dos gastos públicos.

 

Contribuiu para diversas mídias, como colunista e comentarista, dentre as quais, Época, Folha de S. Paulo, Jovem Pan e blogs de opinião. É autor dos livros Lanterna na Proa (2017), que reúne artigos em ocasião do centenário de Roberto Campos; O Mito do Governo Grátis: o mal das políticas econômicas ilusórias e as lições de 13 países para o Brasil mudar (2014); Galo Cantou! A conquista da propriedade pelos moradores do Cantagalo (2011), vencedor do Prêmio Jabuti 2012, na categoria de arquitetura e urbanismo; Panorama fiscal no Brasil, Proposta de ação (2010); A crise financeira internacional (2009); A grande bolha de Wall Street (2008) e Tributos no Brasil: auge, declínio e reforma (2008).

 

Foi Presidente do IBGE entre julho de 2016 e junho de 2017. Sua gestão promoveu a renovação do parque tecnológico da instituição e viabilizou o Censo Agropecuário, que não era realizado desde 2006. Deixou o IBGE para assumir a presidência do BNDES, onde ficou até abril de 2018, quando deixou o BNDES para assumir pré-candidatura do PSC, e posteriormente a vice-presidência da República, na chapa de Álvaro Dias, do Podemos.

 

Temas das Palestras

 

* Administração;

* Economia;

* Educação Financeira;

* Gestão de Pessoas.

 

 

07/2019


Outros Palestrantes do mesmo tema


Serviços
  • Clique aqui se você é um Palestrante e deseja participar do casting da Mix Palestras.
  • Clique aqui para obter uma proposta ou contratar um palestrante
Contato
  • (11) 3522-6622
  • (13) 3022-1177
  • (11) 98079-3030
  • e-mail:
    comercial@mixpalestras.com.br
  • skype:
    mix.palestras
  • twitter:
    @mixpalestras