Selecione o Profissional
 

Sidnei Oliveira

TEMAS:


Sidnei Oliveira é Consultor de Carreira, expert em conflitos de gerações e na formação de mentores e no exercício da mentoria para o desenvolvimento de jovens potenciais. Autor de vários livros sobre Liderança e dos best-sellers da série Geração Y.

 

Comunicólogo e Administrador, foi executivo e diretor em instituições financeiras e fundador dos sites Achei!! e Zeek!. É presidente da Escola de Mentores, vice-presidente do Instituto Atlantis de preservação ambiental e co-idealizador da iniciativa Café Insights, em parceria com o escritor e consultor Eduardo Carmello.

 

É também articulista e colunista na Exame, onde reflete sobre carreira, relacionamentos e estilo de vida dos jovens talentos de todas as gerações.

 

Temas das Palestras

 

Mentoria

Atualmente, o resgate dos princípios de mentoria demandam programas de formação específicos, realinhando conceitos como Coaching, Counseling e Mentoring que, de certo modo, se misturaram diante da busca por uma atuação mais adequada das lideranças, através de modelos que pudessem suprir as necessidades crescentes de atração, fidelização e formação de novos talentos.

 

 

Conectados, mas muito distraídos

Estamos assistindo a uma das maiores singularidades da história da humanidade. Nunca uma geração de jovens teve que disputar tanto por um espaço na sociedade como a atual. Tudo porque, enquanto essa geração estava nascendo e se educando, ocorreu a maior aceleração na expectativa de vida das pessoas, fruto de avanços na ciência e também na economia, que permitiram o maior acesso aos medicamentos e tratamentos a um contingente cada vez maior de pessoas.

 

Sabemos que é possível prestar atenção em muitas coisas ao mesmo tempo, porém, o preço a se pagar é a superficialidade, ou seja, haverá consequências para a quantidade de tarefas simultâneas. Devemos nos manter ligados às novas tecnologias, sim, mas temos que nos lembrar que precisamos nos conectar com pessoas e não com ferramentas, por isso, é preciso se desconectar para conectar-se de fato e sem distração.

 

Geração Y: Ser potencial ou ser talento

Os jovens estão vivendo um momento impressionante. Nasceram em um mundo com muitas possibilidades, com novas tecnologias que fazem com que a velocidade das mudanças se tornem parte da vida. Contudo, há grandes desafios neste cenário, afinal os veteranos de hoje, criadores deste mundo fantástico, proporcionaram  tantas facilidades, que fizeram o jovem ter acesso a muitos recursos, mas não a modelos e referenciais confiáveis para seguir.

 

Em geral, não têm tolerância à frustração e às falhas conferindo imaturidade profissional o que os prejudicam no ingresso e retenção no mundo corporativo. Essa geração possui muitas qualidades que não existiam nas gerações anteriores e a melhor forma de ajudá-los a aproveitarem estas características é ensiná-los a fazer escolhas, principalmente aquelas baseadas em valores humanos positivos, como ética, integridade, solidariedade.

 

O fácil nem sempre é o melhor

Diante de um cenário cheio de facilidades tecnológicas, chega a ser irresistível buscar os "atalhos" para se alcançar resultados. Quando se trata de aumentar a produtividade ou otimizar a utilização de recursos, é evidente que devemos buscar o caminho mais fácil, conduto isso não pode significar tomar decisões superficiais, pois isso coloca em risco todo processo escolhido. É importante lembrar que nem sempre o caminho mais fácil leva aos melhores resultados, pois com decisões baseadas em planos frágeis não é possível alcançar resultados sustentáveis.

 

Consumidor Y: desafio ou oportunidade

Os comportamentos inovadores da Geração Y estão desafiando corporações com suas marcas e produtos. Conceitos estabelecidos com sucesso durante décadas não apresentam mais os mesmos resultados. A busca por inovações se transformou na principal estratégia de sobrevivência em um mundo extremamente competitivo. Um novo consumidor está surgindo com a mesma velocidade que as transformações tecnológicas chegam à sociedade. Quem são e como pensam os nativos digitais? Saiba como posicionar sua empresa nesta nova realidade.

 

O que te move de verdade?

Uma das maiores buscas da vida é a de estabelecer um energia pessoal, que faça com que seja possível ter grandes experiências. Sonhar é um excelente estímulo, mas parece que não tem força suficiente para sustentar grandes realizações. Algo mais forte e poderoso é essencial: o propósito. É preciso que cada indivíduo sabia fazer escolhas que se alinhe com seus desejos mais reais, para que possa alcançar realizações, criando propósito através do protagonismo.

 

Como liderar jovens talentosos

Fazer questionamentos constantemente, demonstrar ansiedade e impaciência em quase todas as situações, desenvolver ideias e pensamentos com superficialidade, buscar viver com intensidade cada experiência, ser transitória e ambígua em suas decisões e escolhas, são as principais características atribuídas à nova geração. Estes jovens estão chegando à vida adulta e ao mercado de trabalho, portanto, começam a interferir de maneira mais direta nos destinos da sociedade. 

 

Descubra como entender esta geração, como alinhar seu modelo de liderança e gestão às estratégias e metas da sua área e organização. Saiba ainda como atrair, fidelizar e desenvolver os novos profissionais que estão chegando às empresas, bem como liderar e maximizar os resultados de equipes cada vez mais jovens.

 

#Fail: Falhas e aprendizagem

Falhas acontecem, afinal somos apenas humanos. Como essa frase pode ser confortadora quando cometemos erros. "Ser humano" parece estabelecer uma condição mais tolerante com as falhas, pois podemos nos colocar como vítima de nossa própria humanidade. Sendo vítima, não precisamos nos considerar responsáveis ou mesmo culpados pelas consequências de nossas escolhas. Normalmente, usamos esse expediente para transferir a responsabilidade para outras pessoas e/ou circunstâncias.

 

Escola Y: Novos educadores para novos tempos

Os professores falam em um idioma, os pais escutam em outra língua e os alunos... Estão 'blogando', 'tweetando', mandando torpedos e falando no 'msn'. O encontro de gerações mediado pelos avanços tecnológicos é o desafio da década. Queremos educar os jovens, mas os métodos utilizados com sucesso nos últimos anos já não atingem mais seus objetivos. Chegou o momento da Escola Y e de redefinirmos os conceitos de educação. Entenda quais são os valores desta geração e saiba como inovar e superar os desafios em lidar com estes jovens.

 

Profissionais do futuro: Você está no jogo?

Estimulando-os a pensar em empregos que ainda não existem, tecnologias que ainda não foram inventadas e problemas que ainda não sabemos que serão problemas, a palestra abordará o jovem sob três aspectos:

 

Carreira: Em um mundo em que novas possibilidades e tecnologias surgem a todo instante, a escolha da carreira se torna fundamental, sendo prioritário ampliar as discussões sobre as exigências de qualificações técnicas e comportamentais do mercado de trabalho;

Relacionamentos: Com os novos cenários de conectividade, abordar os relacionamentos torna-se essencial para a compreensão do jovem e suas relações entre pais, educadores, líderes das empresas e parceiros;

Estilo de vida: Os jovens prezam pela qualidade e estilo de vida, conquistas pessoais e profissionais, por isso, é importante dialogar sobre aspectos que influenciam no modo em que vivem.

 

Como entender os conflitos de Gerações.

Temos atualmente cinco gerações convivendo no mercado. Todas buscando os próprios interesses, porém as diferenças que poderiam ser complementos acabam se tornando conflitos entre as gerações. Líderes jovens são desafiados constantemente a acessarem o conhecimento e experiência dos líderes tradicionais e veteranos que por sua vez, precisam se reinventar e formar sucessores.

 

As novas realidades têm desafiado os líderes de hoje que vislumbram dezenas de cenários possíveis para este e para os próximos anos, mas nada parece trazer segurança. As novas gerações trazem parte das respostas, mas para acessá-las os líderes precisam reavaliar todas as "verdades" que aprendemos nestes últimos anos.

 

08/2019

 


Outros Palestrantes do mesmo tema


Serviços
  • Clique aqui se você é um Palestrante e deseja participar do casting da Mix Palestras.
  • Clique aqui para obter uma proposta ou contratar um palestrante
Contato
  • (11) 3522-6622
  • (13) 3022-1177
  • (11) 98079-3030
  • e-mail:
    comercial@mixpalestras.com.br
  • skype:
    mix.palestras
  • twitter:
    @mixpalestras