Selecione o Profissional
 

Nelson Motta

TEMAS:


 

Nelson Cândido Motta Filho é Jornalista, Compositor, Escritor, Roteirista, Produtor Musical, Teatrólogo e Letrista. É autor de mais de 300 músicas e entre os seus parceiros estão Lulu Santos, Rita Lee, Ed Motta, Cidade Negra, Guilherme Arantes, Dori Caymmi, Erasmo Carlos e Jota Quest. Produziu espetáculos de artistas como Elis Regina, Marisa Monte e Gal Costa.

 

É o autor de sucessos musicais como Dancing Days (com Ruben Barra), Como uma Onda (com Lulu Santos), Coisas do Brasil (com Guilherme Arantes) e da canção de final de ano da Rede Globo, "Um Novo Tempo" (com Marcos Valle e Paulo Sérgio Valle). Em 1966, venceu a fase nacional do I Festival Internacional da Canção (FIC), com sua canção Saveiros (com Dori Caymmi), interpretada por Nana Caymmi. Participou da bossa nova junto com nomes como Edu Lobo e Dori Caymmi. Ajudou no desenvolvimento do rock brasileiro, através de seu trabalho como jornalista no jornal O Globo e no programa Sábado Som, da Rede Globo.

 

No final da década de 1980, foi responsável pelo lançamento de Marisa Monte e pela produção do festival Hollywood Rock. Idealizou e formatou programas como Chico e Caetano (1986) e Armação Ilimitada (1985). Fez palestras nas Universidades de Harvard (2000), Oxford (Inglaterra, 2005), Roma (2002) e Madri (2004) e em quase todas as capitais brasileiras.

 

Foi diretor artístico da gravadora Warner Music, produtor da Polygram e também participou do programa Manhattan Connection (GNT), com Lucas Mendes e Paulo Francis, entre 1992 e 2000. Escreveu os best-sellers Noites Tropicais e Vale Tudo: O Som e a Fúria de Tim Maia, que juntos venderam mais de 300 mil cópias; seus romances Ao Som do Mar e À Luz do Céu Profundo, O Canto da Sereia e Bandidos e Mocinhas, além do livro de histórias Força Estranha (2010), que mistura ficção e realidade, permaneceram na lista dos livros mais vendidos por semanas. Também escreveu Nova York é Aqui, Memória Musical, dentre outros.

 

Com roteiro de Nelson Motta, a peça Tim Maia: Vale tudo, o Musical, baseado na biografia do autor sobre a vida de Tim Maia, tornou-se o maior fenômeno de bilheteria teatral em 2011. Em outubro de 2011, lançou A Primavera do Dragão, biografia de Glauber Rocha, que narra sua vida até os 24 anos.

 

Foi colunista dos jornais Última Hora (1968), O Globo (1973 a 1980 e 1995 a 2000) e Folha de S. Paulo (2003 a 2009). Desde 2009, escreve colunas semanais no jornal O Globo. Nelson apresenta também uma coluna semanal, às sextas-feiras, no Jornal da Globo, sobre cultura e comportamento. Em 2011, foi ao ar no GloboNews a 2ª temporada da série Nelson Motta Especial, com 10 programas, cada um com 5 crônicas sobre arte e cultura. O jornalista apresentou o programa musical diário Sintonia Fina até 2011, em várias rádios do país.

 

Foi corroteirista (com Denise Bandeira e Guilherme Fiuza) da minissérie O Brado Retumbante, de Euclydes Marinho, e no segundo semestre de 2012 teve seu livro O Canto da Sereia adaptado e transformado em microssérie, ambos na TV Globo.

 

A GRCES Uirapuru da Mooca o homenageou em 2013 com o enredo Nelson Motta: Ao cantar do Uirapuru. É curador do Festival Sonoridades, que teve sua 5ª edição em dezembro de 2015. Em 2014, Nelson celebrou seus 70 anos com o lançamento do CD Nelson 70, com músicas de sua autoria interpretadas por nomes da MPB como Lenine, Marisa Monte, Ana Cañas, Silva, Gaby Amarantos, entre outros; lançou também o livro As Sete Vidas de Nelson Motta, uma compilação de crônicas escritas durante sua carreira como jornalista, e o documentário Nelson 70, exibido pelo Canal Brasil.

 

Nelson ganhou o Premio APCA 2014 na categoria Música Popular e o Premio Faz diferença 2014, na categoria Música. Em 2016, foi homenageado no Grammy Latino, e lançou 101 Canções que Tocaram o Brasil, traçando uma história da música do país.

 

Tema da Palestra

 

Em 2000, retornando ao Brasil depois de 9 anos morando em NY para lançar o livro Noites Tropicais, Nelson passou a ser constantemente convidado para ministrar palestras sobre a história da MPB. De lá pra cá, foram centenas de palestras ministradas e dezenas de milhares de ouvintes em eventos realizados em centros culturais, universidades, auditórios de empresas, no Brasil e no exterior, com destaque para as palestras realizadas em Harvard (na School of Brazilian Studies), em Madrid (na Casa de España), e ainda em Roma e em Lisboa, sempre com imenso sucesso e excelente resposta de público. Além de ter ministrado palestra em Oxford (Inglaterra), no Center for Brazilian Studies.


Nesse período, a palestra foi se aperfeiçoando e evoluindo para se transformar numa verdadeira viagem, com projeção de fotos e trechos de músicas marcantes que ilustram de forma prazerosa e estimulante todos os períodos da formação da nossa música popular, traçando paralelos com os acontecimentos políticos e sociais mais importantes de cada época. Nelson consegue, através de uma visão humana e pessoal, transportar os ouvintes para dentro da história e fazê-los entender a força que a cultura pode ter na definição dos rumos de um País.

 

06/2019


Outros Palestrantes do mesmo tema


Serviços
  • Clique aqui se você é um Palestrante e deseja participar do casting da Mix Palestras.
  • Clique aqui para obter uma proposta ou contratar um palestrante
Contato
  • (11) 3522-6622
  • (13) 3022-1177
  • (11) 98079-3030
  • e-mail:
    comercial@mixpalestras.com.br
  • skype:
    mix.palestras
  • twitter:
    @mixpalestras