Selecione o Profissional
 

Neide Duarte

Neide Duarte

TEMAS:


Neide Duarte é Jornalista, mais conhecida por ser Réporter Especial da Rede Globo. Formada pela FAAP, em SP. Ingressou na Rede Globo depois de trabalhar por 3 anos como repórter da Folha de S. Paulo.

Fez matérias especiais para o Jornal Nacional, Fantástico e Globo Repórter por mais de 15 anos. Antes de voltar como repórter especial para a Globo, Neide apresentou e dirigiu o programa Caminhos e Parcerias, da TV Cultura, um programa que mostra o trabalho de ONGs em parcerias com empresas, poder público e as comunidades para uma melhoria da qualidade de vida.

 

Com Caminhos e Parcerias, Neide ganhou 11 prêmios jornalísticos, como: Líbero Badaró, Vladimir Herzog, Mídia da Paz, prêmio Ethos de jornalismo, grande prêmio Barbosa Lima Sobrinho, do prêmio Embratel, e 2 prêmios internacionais: na Argentina, e Cine Eco 2003 em Portugal, além de ter sido finalista em outra dezena de prêmios.

 

Em 2006, publicou o livro "Frutos do Brasil", histórias de mobilização juvenil, sobre 8 projetos sociais pelo Brasil, onde os jovens são os protagonistas. Em 2007, ganhou 2 prêmios de melhor reportagem de TV: um do Ministério do Meio Ambiente e outro, o prêmio Caixa de Jornalismo, com a série "100 anos da represa de Guarapiranga", veiculada na TV Globo.

 

Em 2007, finalizou o documentário Frutos do Brasil,  para a ONG Aracati, com patrocínio da Fundação Kellogs. O documentário, junto com o livro do mesmo nome, em 2008, passou a ser um Pontão de Cultura, do Ministério da Cultura.

 

Em 2008, dirigiu "Um lugar para beijar" documentário sobre a AIDS e o mundo homossexual da periferia de São Paulo, para o departamento de DST/AIDS da prefeitura de São Paulo. Com esse documentário, ganhou 2 prêmios no Festival de Guarnicê, em São Luiz do Maranhão: melhor documentário e melhor vídeo nacional.

 

Um dos trabalhos mais expressivos da carreira de Neide foi a conceituação e produção, junto com os repórteres Edney Silvestre e Marcelo Canellas, do programa jornalístico Brasileiros (2010), que mostrou histórias de pessoas comuns que ajudaram a transformar a vida de suas comunidades. No mesmo ano, realizou ainda as séries Expedicionários da Saúde, para o Bom Dia Brasil; e Idosos, Novas Tecnologias, para o Jornal Nacional.

 

Quando houve o massacre em uma escola do bairro de Realengo (RJ), Neide entrevistou, para o Bom dia Brasil, especialistas buscando respostas sobre o que haveria levado o ex-aluno a assassinar 10 adolescentes em um dos crimes que mais chocaram o Brasil. Ainda para o jornal matutino, a repórter acompanhou a Rio+20 em uma série entitulada Serra do Mar, em 2012, e cobriu o Movimento Passe Livre, em 2013.

 

Em 2014, para o Jornal Hoje, Neide fez crônicas sobre os 460 anos de São Paulo e teve o privilégio de ser a última jornalista a entrevistar o escritor Ariano Suassuna, em julho do mesmo ano.

 

Realiza trabalhos como Mestre de Cerimônias e Moderadora de Debates.

 

06/2019


Outros Palestrantes do mesmo tema


Serviços
  • Clique aqui se você é um Palestrante e deseja participar do casting da Mix Palestras.
  • Clique aqui para obter uma proposta ou contratar um palestrante
Contato
  • (11) 3522-6622
  • (13) 3022-1177
  • (11) 98079-3030
  • e-mail:
    comercial@mixpalestras.com.br
  • skype:
    mix.palestras
  • twitter:
    @mixpalestras