Selecione o Profissional
 

Gustavo Kuerten (Guga)

Gustavo Kuerten (Guga)

TEMAS:


Gustavo Kuerten é ex-Tenista, condecorado no Hall da Fama do esporte. Tricampeão de Roland-Garros, é considerado o maior tenista masculino da história do Brasil e um dos maiores tenistas da história do tênis mundial. É o único tenista da história a ganhar de Pete Sampras e Andre Agassi no mesmo torneio.

 

Conhecido como "Guga", perdeu o pai, com quem aprendeu a jogar tênis, muito cedo. Desde pequeno já praticava esportes, como o surfe. Aos 14 anos, começou a jogar tênis com o treinador Larri Passos, com quem atuou nos 15 anos seguintes.

 

Guga recebeu diversos títulos como juvenil, desde 1993, quando foi campeão sul-americano, em quadra de saibro. Em seguida, conquistou o título de campeão da Copa Davis, campeão de duplas de Roland-Garros e vice-campeão do Orange Bowl.

 

No tênis profissional, Guga estreou em 1996, e no ano seguinte já conquistou o título de campeão do Grand Slam de Roland-Garros, na França. Nesta disputa, derrotou o espanhol Sergui Bruguera. A partir dessa conquista, Guga obteve imenso prestígio, conquistando fãs no mundo inteiro. Tornou-se o primeiro atleta brasileiro a alcançar o Top 10 no ranking do tênis mundial.

 

Entre 2000 e 2001, Guga viveu a fase áurea de sua carreira, mantendo-se como #1 no ranking mundial. Tornou-se tricampeão em Roland-Garros e venceu vários outros torneios, dentre os quais o ATP Tour de Stuttgart, na Alemanha, o Master Series de Cincinati, nos EUA, e o ATP Tour de Indianápolis, também nos EUA.

 

Posteriormente, passou por problemas físicos, chegando a realizar 2 cirurgias. Mesmo assim, continuou mostrando seu jogo forte e brilhante, com golpes paralelos, conhecido por desgastar seus oponentes. Recebeu diversos títulos, foi líder do ranking mundial de simples durante 44 semanas e líder do ranking brasileiro de simples de 1996 a 2005.

 

Em fevereiro de 2008, anunciou sua despedida das quadras e oficializou a decisão em maio do mesmo ano ao participar do Torneio de Roland-Garros, em Paris.

 

Em 2011, Guga foi homenageado pela Escola de Samba Grande Rio. Com um tema dedicado à cidade de Florianópolis, uma ala da escola homenageou Guga. A escola de samba produziu um carro especialmente para transportar o tricampeão durante o trajeto na Sapucaí, e também criou uma ala com fantasias inspiradas no tênis. Em entrevista, ele comentou: "Estou muito ansioso, esse vai ser um momento único. O projeto que a escola nos apresentou é sensacional, porque também homenageia Floripa, que eu adoro. Esse desfile tem tudo para ser inesquecível".

 

Em novembro de 2012, num jogo amistoso entre "o número 1 do presente vs o número 1 do passado", disputado no Maracanãzinho (RJ), Guga venceu o então número 1 do mundo, Novak Djokovic, num jogo de muita irreverência e brincadeiras. Ao final do jogo, Guga deixou marcada suas mãos na Calçada da Fama do Maracanã. Antes deste jogo contra Djokovic, Guga já havia feito outras 4 partidas de exibição, em anos anteriores, sempre contra ex-tenistas: contra Sergi Bruguera (2009), Carlos Moya (2011), Yevgeny Kafelnikov (2010), Nicolas Lapentti e Juan Martin del Potro (2012).

 

Em maio de 2012, Guga foi anunciado embaixador mundial da Lacoste e, em 2013, foi anunciado embaixador mundial da Hublot.

 

04/2019


Outros Palestrantes do mesmo tema


Serviços
  • Clique aqui se você é um Palestrante e deseja participar do casting da Mix Palestras.
  • Clique aqui para obter uma proposta ou contratar um palestrante
Contato
  • (11) 3522-6622
  • (13) 3022-1177
  • (11) 98079-3030
  • e-mail:
    comercial@mixpalestras.com.br
  • skype:
    mix.palestras
  • twitter:
    @mixpalestras