Selecione o Profissional
 

Morena Leite

TEMAS:


Morena Leite é Chef de Cozinha, reconhecida por misturar técnicas francesas com ingredientes típicos do Brasil e uma das donas e sócias do grupo Capim Santo, que inclui os restaurantes Capim Santo e Santinho e o Instituto Capim Santo.

 

Nasceu em São Paulo em 1980, e no mesmo ano mudou-se para Trancoso, levada pelos sonhos de seus pais, onde em 1985, abriram um restaurante: o Capim Santo, que posteriormente tornou-se uma pousada também. Morena cresceu nesse ambiente e aos poucos foi sendo tomada pelo prazer da cozinha.

 

Aos 15 anos, foi estudar em Cambridge, na Inglaterra, onde entrou em contato com diversas culturas e foi a partir daí que despertou de vez o seu interesse pela gastronomia. 2 anos mais tarde, foi para Paris para estudar na escola gastronômica mais famosa e renomada do mundo, Le Cordon Bleu, se formando como Chef de Cozinha e Confeitaria, sendo uma das alunas mais jovens a se formar na escola. Segundo ela, lá aprendeu a valorizar a cultura de um país a partir de seus ingredientes locais. Foi a partir daí que nasceu a sua característica culinária: a utilização da técnica francesa com ingredientes brasileiros.

 

Em 1999, inaugurou a sua filial do restaurante Capim Santo na cidade de São Paulo. No ano seguinte, começou a dar aulas no Atelier Gourmand, e em 2001, foi convidada a representar o Brasil no “Festival da Cozinha Latino Americana”, em Chicago. 6 anos mais tarde, inaugurou a Escola de Cozinha Sabores e Saberes.

 

Hoje, além dos restaurantes Capim Santo e Santinho (no Museu da Casa Brasileira, Instituto Tomie Ohtake e Teatro Municipal), comanda um Buffet-Catering e o Instituto Capim Santo (de capacitação gastronômica para jovens de escolas públicas). Escreveu 8 livros de cozinha e, de forma antropológica, mostra que o alimento também nos nutre culturalmente, geograficamente, historicamente, espiritualmente e musicalmente. Participou de inúmeros festivais de cozinha na França, Espanha, Portugal, Itália, Alemanha, Emirados Árabes, África, EUA e América latina. E em 2016, inaugurou a segunda filial do restaurante Capim Santo, na cidade do Rio de Janeiro.

 

Em 2017, Morena foi convidada pela francesa Coco Coupérie-Eiffel, dona do Café de L’Homme e bisneta de Gustave Eiffel, o arquiteto responsável pelo projeto da Torre Eiffel, a criar um menu especial, com ingredientes tropicais, para o verão francês.

 

06/2019


Outros Palestrantes do mesmo tema


Serviços
  • Clique aqui se você é um Palestrante e deseja participar do casting da Mix Palestras.
  • Clique aqui para obter uma proposta ou contratar um palestrante
Contato
  • (11) 3522-6622
  • (13) 3022-1177
  • (11) 98079-3030
  • e-mail:
    comercial@mixpalestras.com.br
  • skype:
    mix.palestras
  • twitter:
    @mixpalestras