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Eloi D'Avila de Oliveira

Eloi D'Avila de Oliveira

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Eloi D’Avila é o fundador da Flytour, empresa líder em emissões de bilhetes aéreos na América Latina e a maior agência de business travel do Brasil. Quando criança foi vendedor de jornal e engraxate. Ergueu um império que conta, hoje, com mais de 220 pontos de negócios e 3 mil colaboradores.

 

Em todas as unidades da Flytour há um sofá na entrada. Embora todos possam usar o móvel, D’Avila colocou o objeto ali por outro motivo. Aos 8 anos, deixou Rio Negro, no interior do RS, em busca de uma vida melhor. De carona, chegou a São Paulo. Mal se acostumou à cidade, foi recolhido pelo Juizado de Menores e mandado de volta ao Sul. Ele fugiu novamente. Para sobreviver, foi engraxate e vendeu de tudo pelas ruas. Com o que ganhou, foi para o Rio. Passou meses lavando e guardando carros em frente ao hotel Copacabana Palace. Conquistou a confiança dos hóspedes e o carinho da vovó Stella, como era conhecida a fundadora da Stella Barros Turismo, que o contratou como office-boy e o deixou dormir num sofá da agência. Como primeiro salário, Eloi recebeu um tratamento que lhe devolveu os dentes perdidos num soco dado por um parente bêbado. Foi na operadora de viagens de Stella que aprendeu os primeiros conceitos do mercado. Cresceu na empresa e chegou a ter 3 empregos simultâneos para juntar dinheiro e se casar.

 

Em 2014, na 7ª edição do Day1, Eloi D’Avila afirmou: “Eu tive uma trajetória extremamente difícil, mas eu posso dizer que foi uma grande oportunidade para mim. Eu consegui fazer muita coisa, e das coisas que eu fiz, eu aprendi. Aprendi que para conseguir alguma coisa você tem que guardar sua humildade. A arrogância é a maior ignorância de alguém. E eu sempre guardo isso comigo”.

 

Com um discurso cheio de metáforas, implementadas em suas palestras, ele conta como ergueu seu império. Eis suas palavras:

 

* Escola da Rua

Ela não tem férias, nem boletim, mas nos ensina a enfrentar a dura realidade. Leva a pessoa a se aventurar, a descobrir o melhor, a errar e a responder pelo erro. Foi por ter vivido na rua, onde ninguém se preocupa com o seu futuro, que mandei meus filhos pequenos estudarem no exterior. Quanto mais cedo você os coloca no fogo cruzado, mais eles aprenderão. Quanto mais você os protege, mais eles sofrerão.


* Persistência

O brasileiro costuma desistir de seus sonhos com muita facilidade. A competência só vem com a experiência e a disposição para assumir riscos. Vencer exige sacrifício, dedicação e uma certa dose de teimosia.


* Resultados

São fundamentais, mas precisam ser preparados e orientados. Não basta matar um leão por dia para sobreviver no mercado. É preciso capacitar e treinar a equipe para ela chegar às metas propostas, satisfazendo as suas próprias expectativas e as do cliente. Isso só é possível quando se tem um bom líder.


* Equipe

Um time se conquista com bons exemplos, investimento na formação das pessoas, muito treinamento e respeito. Quando o funcionário se sente valorizado, ele abraça o trabalho, faz suas tarefas com qualidade.


* Metáforas

Devem fazer parte da vida e do ambiente empresarial. Na sede da Flytour, em Alphaville, construí um píer, que é nosso porto seguro e onde ancoramos nossas vitórias. O farol, ao alto, é a nossa visão de futuro. Os peixes, de diversas cores e tamanhos, representam os clientes, enquanto o grande tubarão de boca aberta traduz o perigo de se instalar na zona de conforto, de acreditar que fazemos o melhor. Nossa filosofia é jamais dar o peixe e, sim, ensinar todos a pescar.


* Empreendedor

Existem aos montes, daí o grande número de empresas que abrem e fecham rapidamente. O que falta a essas pessoas é saber vender o próprio negócio. Se elas vendem, elas sobrevivem. Não dá para criar uma empresa, sentar na cadeira e esperar o cliente chegar. É preciso ir para a rua. Em 2006, eu parei no escritório apenas 20 dias. Nos demais, vendi o meu próprio peixe, trabalhei em média 18 horas por dia. O verdadeiro empreendedor é um conquistador, é aquele que acredita no sonho e dá o sangue para que ele não seja destruído.

 

* Tecnologia

Não se pode ter medo de usá-la. Sempre quis ser o primeiro a conhecer e a implantar as novidades para facilitar o dia-a-dia da empresa e alavancar os negócios.


* Concorrência

É preciso respeitá-la e não baixar a guarda. Costumo dizer que o meu maior concorrente está dentro de casa. O que isso significa? Que se dei espaço ao outro para crescer é porque não fui eficiente.


* Mais por Menos

A venda de bilhetes aéreos responde por 64% do nosso negócio. Com a queda de 25% no preço das tarifas nos últimos três anos, nosso grande desafio é aumentar a produtividade. Quando as margens são baixas, a ordem é ganhar na escala.


* Crise

Não tem momento melhor para se investir em estrutura e preparar as pessoas para quando o mercado voltar a reagir. É da crise que tiramos as melhores lições, até mesmo na vida pessoal.

 

* Segredo do Sucesso

Saber negociar, descobrir o melhor momento para ceder, ter confiança nos outros e buscar o respeito da equipe e dos clientes. Tudo é claro, com muita transparência.

 

 

02/2019


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