Selecione o Profissional
 

Afro Reggae

TEMAS:


O Grupo Cultural Afro Reggae, ou apenas Afro Reggae, é uma ONG que também atua como banda musical surgida em 1993 inicialmente como um jornal informativo (Afro Reggae Notícias) das festas que o grupo realizava e também a valorização da cultura negra voltada, sobretudo aos jovens ligados a música como Reggae, Soul e Hip-hop. Inicialmente, a festa chamava-se RastaDancing.

 

O objetivo do Afro Reggae era ter um tipo maior de intervenção com a população afro-brasileira, atuando principalmente na comunidade de origem de seus membros, Vigário Geral.

 

Foi criado o Núcleo Comunitário de Cultura em 1993 para iniciar no local suas atividades de amparo a jovens carentes e com potencial dese envolver com a criminalidade que passavam a integrar projetos sociais como: dança percussão, futebol, reciclagem de resíduos e capoeira. A partir deste momento,o projeto consolidou-se e, em 1997, o núcleo contou com apoio de personalidades como Caetano Veloso e Regina Casé.

 

Com o passar do tempo, o Afro Reggae vem crescendo e hoje já atua em quatro comunidades, Vigário Geral, Morro do Cantagalo, Parada de Lucas e Complexo do Alemão. Além disso, o grupo tem mais de 65 Projetos e também desenvolve trabalhos em todo Brasil e fora dele. O trabalho e a história do Afro Reggae foram contados no filme Favela Rising.

 

Em 2013, comemorando os 20 anos de trabalho, o AfroReggae abriu a primeira sede fora do Rio de Janeiro, um escritório de representação em São Paulo. Além disso, expande sua metodologia de trabalho social pelo mundo todo. As oficinas do AfroReggae já foram multiplicadas em países como a Índia, Colômbia, China, Inglaterra, França e em Cabo Verde, na África, a convite da ONU.

 

Atualmente, existe também o Selo AR, uma iniciativa do AfroReggae que funciona como um licenciamento, uma etiqueta, mas com objetivos muito mais profundos: ela identifica empresas comprometidas com a transformação social.

 

Workshops Culturais 

 

Com o intuito de promover o intercâmbio cultural entre o time do AfroReggae e os participantes, circo, percussão e dança levarão o público a novas experiências sensoriais, as quais trabalharão corpo e mente em exercícios coletivos de entretenimento. 

 

Todos os workshops do AfroReggae começam com um bom aquecimento. Acreditamos que esse momento é importante para preparar os participantes para essa experiência. Isso faz com que o participante assimile o momento sensorial de forma mais plena. O aquecimento é bastante lúdico. Em seguida, inicia-se o workshop propriamente dito.

 

Alongamento, aquecimento, exercícios em pares e em grupos: a ideia é experimentar dança, circo e percussão, construindo um ambiente saudável para a prática das atividades, e fornecendo um desenvolvimento criativo, mental e físico. 

 

Workshop de Percussão  

 

A ideia é expandir o conhecimento musical do participante e dar base ao dinamismo e ao foco. Trabalharemos com uma grande variedade de ritmos populares no Brasil - tais como afro-brasileiros, africanos, samba, maracatu, funk e axé para ensinar noções rítmicas e de sintonização de instrumentos convencionais e não-convencionais.

 

11/2018


Outros Palestrantes do mesmo tema


Serviços
  • Clique aqui se você é um Palestrante e deseja participar do casting da Mix Palestras.
  • Clique aqui para obter uma proposta ou contratar um palestrante
Contato
  • (11) 3522-6622
  • (13) 3022-1177
  • (11) 98079-3030
  • e-mail:
    comercial@mixpalestras.com.br
  • skype:
    mix.palestras
  • twitter:
    @mixpalestras