Selecione o Profissional
 

Carlos Alberto Parreira

Carlos Alberto Parreira

TEMAS:


Carlos Alberto Gomes Parreira é ex-treinador de futebol e participou de Copas do Mundo por cinco seleções diferentes (Arábia Saudita, Brasil, Emirados Árabes, Kuwait e África do Sul).

 

É conhecido nacional e mundialmente pelas conquistas da Copa do Mundo de 1994, ao lado de Zagallo, do Campeonato Brasileiro de 1984 com o Fluminense e a Copa do Brasil de 2002, com o Corinthians.

 

Formado em Educação Física, trabalhou como preparador físico no São Cristóvão, Vasco, Fluminense e Seleção Brasileira. Também foi auxiliar técnico na Seleção olímpica em 1972 e na seleção do Kuwait.

 

Comandou o grupo que se classificou e venceu a Copa do Mundo de 1994, vinte e quatro anos depois da última conquista mundial do canarinho.

 

Em 2006, após a eliminação do Brasil nas quartas-de-final da Copa do Mundo daquele ano, Parreira foi fortemente criticado pela apatia e demora nas substituições.

 

Segundo seus admiradores, Parreira (formado em Educação Física) é um estudioso do futebol, tendo conseguido unir teoria e prática. Mas, além do futebol, ele possui grande interesse pela arte. Mais especificamente pela pintura, sendo uma grande fã da escola impressionista e da fotografia.

 

Muitos faziam reservas ao estilo mais cauteloso e burocrático de Parreira, além de tê-lo considerado excessivamente teórico e esquemático. Há os que defendem que as equipes de Parreira frequentemente eram caracterizadas pelo bom toque de bola e pelo envolvimento do adversário em seu jogo. Inspirado no lema de Sepp Herberger (antigo técnico alemão) que diz que futebol é atacar e defender com a máxima eficiência, Parreira ficou conhecido pela frase "O gol é apenas um detalhe", mostrando a intensa visão do jogo defensivo.

 

Até abril de 2008, Parreira comandou a seleção da África do Sul, anfitriã da Copa do Mundo seguinte. Entretanto, alegando problemas particulares, o treinador deixou a seleção sul-africana sem obter resultados satisfatórios. Em seu lugar, assumiu o também brasileiro Joel Santana, recém saído do Flamengo. Em março de 2009, Parreira acertou sua volta ao Fluminense (seu clube de coração), após a saída de René Simões. No entanto, em julho do mesmo ano, o técnico tetracampeão mundial pela seleção brasileira foi demitido por conta dos resultados inconsistentes no Campeonato Brasileiro.

 

Em outubro de 2009, voltou ao cargo de treinador da África do Sul após a demissão de Joel Santana, onde permaneceu até o encerramento da participação daquela seleção na Copa do Mundo de 2010. A vitória conseguida sobre a França (2:1) foi a primeira do treinador conseguida em Copas do Mundo dirigindo seleções que não a brasileira.

 

Em dezembro de 2010, anunciou sua aposentadoria como técnico. Quase dois anos depois, mais precisamente em novembro de 2012, assumiu sua função de coordenador técnico.

 

Após a goleada sofrida na Copa do Mundo de 2014 por 7:1, Parreira se aposentou do futebol.

  

Temas das Palestras

 

* Aproveitando as Oportunidades;

* Como lidar com pressão;

* Comando e Respeito;

* Estratégia;

* Liderança;

* Planejamento;

* Superando desafios / Vitórias e Derrotas;

* Trabalho em equipe.

  

01/2019


Outros Palestrantes do mesmo tema


Serviços
  • Clique aqui se você é um Palestrante e deseja participar do casting da Mix Palestras.
  • Clique aqui para obter uma proposta ou contratar um palestrante
Contato
  • (11) 3522-6622
  • (13) 3022-1177
  • (11) 98079-3030
  • e-mail:
    comercial@mixpalestras.com.br
  • skype:
    mix.palestras
  • twitter:
    @mixpalestras