Selecione o Profissional
 

João Carlos Martins

TEMAS:


João Carlos Gandra da Silva Martins, mais conhecido como Maestro João Carlos Martins, é um dos maiores pianistas e maestros do Brasil. É avaliado como um grande especialista e intérprete da música de Johann Sebastian Bach. Em sua palestra "Tocando uma Empresa", onde faz uma analogia entre uma orquestra e os funcionários de uma empresa, aborda temas como superação, resiliência, foco em resultado, trabalho em equipe, entre outros.

 

Começou seus estudos no dia em que seu pai comprou um piano, ainda menino, com a professora Aida de Vuono. Aos 8 anos, seu pai o inscreveu em um concurso para executar obras de Bach e ele venceu seu primeiro de tantos outros que estavam por vir.

 

Sempre buscou a perfeição para se tornar um verdadeiro intérprete. Venceu o concurso da Sociedade Brito de São Petersburgo. Seus primeiros concertos trouxeram a atenção de toda a crítica musical mundial. Foi escolhido no Festival Casals, dentre inúmeros candidatos das 3 Américas para dar o Recital Prêmio em Washington. Aos 20 anos, estreou no Carnegie Hall, patrocinado por Eleanor Roosevelt.

 

Tocou com as maiores orquestras norte-americanas e gravou a obra completa de Bach para piano. Foi ele quem inaugurou o Glenn Gould Memorial em Toronto. 

 

João viu-se por diversas vezes privado de seu contato com o piano. Em 1965, em um jogo treino da Portuguesa realizado no Central Park/NY, ele foi convidado para integrar o time, mas teve uma queda, que perfurou seu braço direito na altura do cotovelo, atingindo o nervo ulnar, provocando atrofia em 3 dedos, obrigando-o a parar de tocar por um ano. Tocou com dificuldade até os 30 anos. Voltou ao Brasil e tornou-se empresário de música e boxe por 7 anos, empresariando Eder Jofre, bicampeão mundial de boxe, fonte inspiradora de sua volta triunfal ao piano. Incapaz de segurar a batuta ou virar as páginas das partituras dos concertos, João faz um trabalho minucioso de memorizar nota por nota, demonstrando ainda mais seu perfeccionismo e dedicação ao mundo da música. 

 

Em maio de 1995, em um assalto na cidade de Sófia, na Bulgária, foi golpeado na cabeça com uma barra de ferro, provocando uma sequela neurológica que comprometeu o membro superior direito. Teve que fazer trabalhos de reprogramação cerebral para conseguir movimentar a mão direita, voltou a tocar com as 2 mãos, entretanto voltou a apresentar problemas no braço direito, e agora também na fala, e teve que ser submetido a um novo procedimento cirúrgico, com isso ele grava seu último álbum com as 2 mãos.

 

Em maio de 2010, após último capítulo da novela Viver a Vida na Rede Globo, é apresentado o depoimento emocionante de João Carlos Martins. O depoimento ganhou grande destaque na internet, principalmente no Twitter. Viver a Vida teve um 'gran finale'. João Carlos Martins fechou a novela com chave de ouro. Mostrou mesmo o que é superação.

 

No carnaval 2011, foi homenageado pela escola de samba Vai-Vai, com o enredo A música venceu. Em 7 de setembro de 2016, Martins executou o Hino Nacional Brasileiro durante a abertura dos Jogos Paralímpicos de Verão daquele ano. Em 2017, estreou o longa-metragem biográfico João, O Maestro, dirigido por Mauro Lima.

 

Sua carreira teve como um dos pontos altos o fato de ter gravado a obra completa de Bach para teclado. A paixão de João Carlos Martins pela música originou o documentário franco-alemão Martins Passion, vencedor de 4 festivais internacionais.

 

Em sua palestra "Tocando uma Empresa", onde faz uma analogia entre uma orquestra e os funcionários de uma empresa, aborda temas como superação, resiliência, foco em resultado, trabalho em equipe, entre outros. Um exemplo de um vencedor que emociona a todos com seu amor pela música. Opcionalmente, a palestra pode incluir a apresentação de orquestra regida pelo Maestro João Carlos.

 

Temas da Palestra

 

* Crescimento Pessoal;

* Música;

* Trabalho em Equipe;

* Superação de Desafios.

 

Livro

 

 * A Saga das Mãos.

 

04/2019


Outros Palestrantes do mesmo tema


Serviços
  • Clique aqui se você é um Palestrante e deseja participar do casting da Mix Palestras.
  • Clique aqui para obter uma proposta ou contratar um palestrante
Contato
  • (11) 3522-6622
  • (13) 3022-1177
  • (11) 98079-3030
  • e-mail:
    comercial@mixpalestras.com.br
  • skype:
    mix.palestras
  • twitter:
    @mixpalestras