Rodrigo Pimentel é Capitão Veterano do BOPE e criou o personagem Capitão Nascimento, que foi inspirado na sua própria experiência como Comandante da equipe Alfa do Bope, a mesma equipe retratada nos filmes.
Autor dos Best-Sellers Elite da Tropa e Elite da Tropa II, que foram publicados também em espanhol, francês, inglês e italiano.
Roteirista, seus filmes Tropa de Elite I e Tropa de Elite II, foram aclamados pelo grande público, sendo o primeiro deles vencedor do Urso de Ouro, no Festival de Cinema de Berlim. Trata-se do prêmio de maior prestígio do Festival e um dos mais importantes prêmios de cinema mundial.
Era após as missões que ele, escrevia o que havia vivenciado com sua equipe e assim nasceu a história do Tropa de Elite.
Foi personagem do documentário Notícias de uma Guerra Particular, de João Salles, no qual relata com detalhes a sua experiência no BOPE em operações no combate ao tráfico de drogas em comunidades do Rio de Janeiro.
Além de suas realizações no campo militar, Rodrigo é pós-graduado em Sociologia Urbana pela UERJ e Foi Jornalista, especialista em Segurança Pública da TV Globo por seis anos, articulista do Jornal do Brasil, e um dos produtores do documentário “Ônibus 174”, dirigido por José Padilha, no qual recebeu o prêmio Emmy Award, de melhor documentário de longa metragem.
Lançou em 2018, o livro Elite da Gestão - Todo executivo lidera operações especiais, junto com o ex Comandante do Bope do Rio de Janeiro
No final de 2021 Rodrigo Pimentel estreou na Netflix seu novo longa metragem chamado “Intervenção” onde, mais uma vez, retrata a realidade policial do Rio de Janeiro. O filme alcançou o segundo lugar na lista dos filmes mais assistidos na época.
Atualmente viaja por todo Brasil com sua palestra Construindo Tropas de Elite.
Formação Acadêmica
* 1989-1991 – Escola de Formação de Oficiais, PM do Estado do RJ;
* 2001 – Pós Graduado em Sociologia Urbana, UERJ.
Experiência
1992 – Comandante da Companhia Destacada da PM de Resende/RJ;
1994 - 1999 – Comandou a Equipe Alfa do BOPE, no RJ. A mesma equipe retratada nos filmes Tropa de Elite e Tropa de Elite II;
1999 – Foi personagem do documentário Notícias De Uma Guerra Particular, de João Salles, em que relata com detalhes a sua experiência no BOPE em operações no combate ao tráfico de drogas em comunidades do RJ;
1999-2012 – Consultor de Segurança do Banco Santander;
2001-2002 – Articulista do Jornal do Brasil;
2002 – Produtor do Documentário Ônibus 174, no qual recebeu o prêmio Emmy Award, principal prêmio da televisão mundial;
2003-2016 – Consultor de Segurança da PWC - PricewaterhouseCoopers;
2005 – Instrutor Convidado do Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República;
Autor do Best-Sellers Elite da Tropa (2006) e Elite Da Tropa II (2010);
Autor dos Filmes Tropa De Elite (2007) e Tropa de Elite II (2010);
2010-2016 - Comentarista de Segurança Pública da TV Globo;
2012 – Foi condecorado pelo Exército Brasileiro com a Medalha do Pacificador.
Cursos
1993 – Curso de Ações Táticas do GATE (Grupamento de Ações Táticas Especiais da PM de SP);
1995 – Curso de Operações Especiais no Batalhão de Operações Especiais da PM do RJ;
1995 – Curso de Negociação de Conflitos com Tomada de Reféns – BOPE;
1995 – Estágio de tiros com fuzil – AMAN;
1996 – Curso de Ações Antibomba no GATE (Grupamento de Ações Táticas Especiais da PM de SP);
1997 – Curso Crisis Management - Staff FBI Quântico – Virgínia/EUA;
1997 – Curso Especialista em Arma de Fogo - HK International Training Division Center - Sterling - Virgínia/EUA;
1998 – Curso de Segurança e VIP Protection - ISDS (International Security & Defence Systems) em Israel;
1999 – Curso VIP Protection Course - Tactical Explosive Entry School;
2001 – Curso de Segurança Empresarial: Fraude nas Corporações, Proteção de Personalidades, Gerenciamento de Crises, Proteção da Informação/ Cyber War, Segurança em Mega Eventos, Sistema Integral de Segurança, After Report Sydney -ISDS (International Security & Defence Systems).
Temas das Palestras
Tropa de Elite para o Mundo Corporativo
A palestra inspirada pelo filme TROPA DE ELITE, tem como objetivo estabelecer conexão da realidade do BOPE (Batalhão de Policiais Especiais da PM do RJ) e do mundo corporativo. Equipes de operações especiais, são unidades de elite chamadas para realização de missões que não podem ser executadas por times convencionais.
Equipes de operações especiais, são unidades de elite chamadas para realização de missões que não podem ser executadas por times convencionais, seja por falta de capacidade técnica, por ausência de determinação ou por carência de habilidades especificas.
A palestra Construindo Tropas de Elite demonstra de que forma as unidades especiais, de todo o mundo, conduzem estas missões que parecem ser impossíveis aos demais times. A abordagem principal destaca o comprometimento com a marca da empresa, o foco nos resultados, o trabalho em equipe, a superação de limites e metas, a liderança mútua e a satisfação pessoal ao cumprir as tarefas.
Os princípios praticados pelo BOPE no cumprimento de suas tarefas diárias podem ser reproduzidos por qualquer time empresarial, pois são princípios universais que foram inclusive usados para criação dos longas Tropa de Elite 1 e 2, campeões de bilheteria.
Os temas abordados incluem comprometimento (com o líder, equipe e empresa), estratégia, treinamento contínuo, liderança presente, planejamento detalhado, foco, trabalho em equipe, superação, metas, atitude, gestão de pessoas, inovação e disciplina na execução.
A Liderança sob o Aspecto do Capitão Nascimento
A palestra aborda aspetos da liderança aplicada ao cotidiano de equipes da alta performance e do BOPE. Apresenta a estrutura de tomada de decisão, desenvolvida para dar conta do cumprimento de missões de alto risco sob condições adversas.
Controle de Desempenho
Aborda aspectos teóricos e práticos das três dimensões de mensuração de desempenho do BOPE (Conduta, Qualidade e Resultado) como forma de controle da performance individual e coletiva de grupos de alto rendimento.
Segurança corporativa, pessoal, privada, pública, patrimonial e bancária
* Proteção do conhecimento;
* Cenários de grandes eventos;
* Mídia e seguranca pública;
* O avanço da violência e o comportamento dentro do automóvel blindado;
* Segurança e conduta pró ativa: Construindo uma cultura de prevenção;
* Criminalidade: Suas causas e consequência para o comércio;
* A evolução da violência urbana no Brasil;
* Redução da desigualdade e o aumento da violência;
* Gerencimento da imagem e reputação da empresa em crise (Case ônibus 174);
* Inteligência em redes sociais (Case Shoppings Centers – Rolezinho);
* Ações de segurança e o impacto na sociedade civil;
* Equipes de atuação em comunidades;
* Sipat – Segurança do trabalho: Construindo Tropas de Elite com foco em Segurança.
Os Ensinamentos Éticos de uma Tropa de Elite: Ou você se corrompe, se omite ou vai pra guerra! (tema: ética)
Rodrigo faz uma análise sobre ética em cima de cases atuais. No momento está dedicado a uma nova missão junto com Zé Padilha, diretor dos filmes Tropa de Elite, na pesquisa da série Netflix, O Mecanismo, que relata os bastidores da operação Lava Jato, baseado no livro mais vendido do ano, segundo a revista Veja, Lava Jato, escrito pelo jornalista Vladimir Netto. Ética ou a falta dela é que não falta nessa história.
Temas abordados: Panorama político atual do país, corrupção, a ética na Tropa de Elite, ética individual e institucional, moral, modelos éticos, preservação de valores, prejuízo da desonestidade nas empresas, jornalismo e ética, crime institucionalizado e deontologia.
De PM a Palestrante de Alta Performance (tema: transição de carreira)
Rodrigo aborda as oportunidades e os desafios da sua trajetória profissional, que teve início na Polícia Militar do Rio de Janeiro em 1989, quando ingressou na Escola de Formação de Oficiais. Após sua saída, virou escritor e lançou os livros Elite da Tropa I e II. Em seguida, roterizou os filmes Tropa de Elite e logo após virou comentarista da TV Globo, finalizando sua carreira como um dos palestrantes mais requisitados do país.
Temas abordados: Carreira, vida, autoconhecimento, valores, habilidades, resiliência, desafios, oportunidades e a busca incessante por novos conhecimentos.
Obs: Toda as palestras podem ser adequadas ao que a empresa necessita, através de um briefing entre o cliente e o palestrante.
10/2024