Selecione o Profissional
 

Christiane Pelajo

Christiane Pelajo

TEMAS:


Christiane Pelajo é Jornalista, formada pela PUC-Rio e Âncora do Jornal GloboNews Edição das 16h.

 

Trabalhou na GloboNews de 1996 a 2005, apresentando as edições noturnas do jornal Em Cima da Hora e o programa Pelo Mundo. Comandou grandes coberturas, como o funeral da princesa Diana, do Reino Unido, morta em 1997 num acidente automobilístico, cuja transmissão durou mais de 5h, e a prisão de Saddam Hussein, ditador do Iraque, em 2003, sempre ao vivo.

 

Cobriu fatos como a morte do papa João Paulo II, a eleição de Bento XVI e a Copa do Mundo da França, em 1998; entrevistou candidatos à Presidência da República nas eleições de 2002, 2006, 2010 e 2014. Fez uma série de reportagens especiais em 2004, nas Olimpíadas de Atenas, na Grécia.

 

De 2005 a 2015, apresentou o Jornal da Globo junto a William Waack. Cobriu a Copa do Mundo de 2006 para o mesmo jornal. Apresentava também o Jornal Nacional, eventualmente, aos sábados.

 

Em 2006, ancorou outra cobertura da Copa do Mundo na Alemanha, além de preparar uma série de entrevistas especiais com os jogadores da seleção. Em 2007, iniciou projeto sobre peregrinações religiosas no mundo.

 

Em 2015, Christiane decidiu deixar o Jornal da Globo para encarar um novo projeto. Atualmente, apresenta o Jornal GloboNews Edição das 16h, produzido em São Paulo. A primeira entrevista do programa foi com o então ministro da saúde Marcelo Castro. Em fevereiro de 2017, apresentou interinamente o Estúdio i, também na GloboNews, e assumiu a cobertura do Oscar na Globo.

 

Temas das Palestras

 

* Media Training;

* Política.

 

O Media Training consiste de uma palestra de aproximadamente 1h30 e as simulações de entrevistas com os executivos + análises. Durante a palestra, Christiane apresenta a "lógica do jornalista", tanto do ponto de vista de quem está na rua cobrindo um fato quanto do lado de quem está na redação. Exibe matérias que exemplificam entrevistas bem-sucedidas e outras que contribuíram para construir uma imagem negativa do porta-voz. Estas reportagens são selecionadas de maneira a dar ritmo e dinamismo à conversa. A preparação da palestra é totalmente voltada para o perfil dos executivos e reforça os objetivos estratégicos da área de comunicação da empresa. Na palestra, mostra que o trabalho do jornalista é contar histórias. Explica o uso dos personagens nas matérias. Tem sempre o vilão, o herói e a vítima. Fala da diferença de abordagem da imprensa brasileira e estrangeira. Eles "contam histórias" de maneira muito diferente da nossa. Isso tudo mostrando exemplos de matérias que foram ao ar na TV Globo, GloboNews e emissoras estrangeiras.

 

Depois da palestra, Chris faz simulações de entrevista com os executivos. São entrevistas individuais que abordam temas conflitantes e têm duração aproximada de 10min cada. Após cada entrevista, faz uma análise individual ressaltando pontos positivos e aspectos que podem ser aperfeiçoados. Essa análise dura 5~10min.

 

Esse formato é bem completo e também vale para o treinamento do executivo em apresentações (não apenas em conversas com jornalistas, mas qualquer apresentação que ele venha a fazer). Chris prefere chamar, inclusive, de Coaching de Comunicação. Concluindo: É uma rápida análise coletiva com todos os porta-vozes juntos. Nesta avaliação, não cita nomes para não intimidar ninguém. Faz uma análise geral do que percebeu nas simulações. Exemplo: se o discurso dos executivos está alinhado ou não.

 

Também realiza trabalhos como Mestre de Cerimônias.

 

07/2019


Outros Palestrantes do mesmo tema


Serviços
  • Clique aqui se você é um Palestrante e deseja participar do casting da Mix Palestras.
  • Clique aqui para obter uma proposta ou contratar um palestrante
Contato
  • (11) 3522-6622
  • (13) 3022-1177
  • (11) 98079-3030
  • e-mail:
    comercial@mixpalestras.com.br
  • skype:
    mix.palestras
  • twitter:
    @mixpalestras