Sônia Guimarães é Cientista, Pesquisadora, Palestrante, Doutora em Física e Professora do Instituto de Tecnologia Aeronáutica (ITA).
Professora Associada I no Instituto de Tecnologia Aeronáutica (ITA) e PhD em física pela Universidade de Manchester (Reino Unido).
Foi a primeira mulher negra a se tornar doutora em física no Brasil, formada em 1989, título que a levou a se tornar professora do ITA quando o instituto ainda nem aceitava mulheres entre seus alunos, em 1993.
Já esteve em eventos como o Power Trip Summit 2022, realizado pela revista Marie Claire, Encontro CIEE da Diversidade e Inclusão, 2° Fórum Brasil Diverso, além de participar de ações em escolas e universidades pelo país.
É especialista em física aplicada, com pesquisas sobre semicondutores e desenvolvimento de sensores de calor.
Além de Cientista, tem registro como inventora ao descobrir a técnica de produção sensores de radiação infravermelha para cabeça de mísseis.
Foi vencedora do prêmio Professora Emérita Guerreira da Educação Ruy Mesquita, organizado pelo Ciee e pelo Jornal Estado De São Paulo. Em anos de premiação, foi a primeira negra a receber o título.
É também Ativista na luta contra o racismo e discriminação de gênero. Na causa, é envolvida em comissões e projetos que tratem sobre a inclusão de negros na ciência e na academia.
Além de fazer parte de ações de promoção pela presença feminina nesses espaços.
Temas das Palestras
* Ciência;
* Discriminação de Gênero;
* Diversidade e Inclusão;
* Educação e Pautas sobre Mulheres na Pesquisa e no Mercado de Trabalho;
* Empoderamento Feminino;
* Liderança;
* Motivação;
* Mulheres na Ciência;
* Racismo;
* Representatividade Negra.
01/2023