Sueli Carneiro

São Paulo/SP


Sueli Carneiro

Uma das principais referências da discussão do Feminismo negro no Brasil e das cotas Raciais nas universidades Brasileiras, tendo mais de 150 artigos publicados em jornais, revistas e em 17 livros com relação aos temas, a autora é apontada como porta voz de uma geração. Ativista anti racismo do movimento social negro brasileiro, fundadora da editora Geledés.


Vídeos



Sueli Carneiro é Filósofa, Escritora e Ativista Antirracismo do movimento social Negro Brasileiro.

 

Possui Doutorado em Filosofia pela Universidade de São Paulo (USP). Em 1983, o governo de São Paulo criou o Conselho Estadual da Condição Feminina, porém sem nenhuma mulher negra dentre as trinta e duas conselheiras.

 

Sueli Carneiro foi uma das lideranças do movimento de mulheres negras que se engajou na campanha da radialista Marta Arruda pela abertura de uma vaga no conselho a uma mulher negra; campanha que logrou êxito.

 

Em 1988, fundou o Geledés — Instituto da Mulher Negra, primeira organização negra e feminista independente de São Paulo.


Meses depois, foi convidada para integrar o Conselho Nacional da Condição Feminina, em Brasília. No mesmo ano, durante o Centenário da Abolição, o Conselho Nacional dos Direitos da Mulher criou sob a coordenação de Sueli, o Programa da Mulher Negra.

 

Criou o programa SOS Racismo de Geledés, que redimensionou o racismo como violação aos direitos humanos.

 

Em 1992, ela recebeu a visita de um grupo de cantores de rap da periferia da cidade, que queriam proteção porque eram vítimas frequentes de agressão policial.

 

Decidiu criar então o Projeto Rappers, onde os jovens são agentes de denúncia e também multiplicadores da consciência de cidadania dos demais jovens.

 

Em 1996, Sueli colaborou na redação do capítulo referente aos negros no Programa Nacional de Direitos Humanos por convite do próprio governo federal através do Ministério da Justiça.

 

Ainda nos anos 90, a pensadora cria no Geledés um programa de saúde física e mental destinado às mulheres negras.

 

Em 2018, a Filósofa política Djamila Ribeiro cria o selo editorial Sueli Carneiro, inaugurado com uma coletânea em sua homenagem, em reconhecimento à importância de suas ideias e atuação.

 

Temas das Palestras

 

* Ativismo Antirracista;
* Direitos Humanos;
* Empoderamento Feminino;
* Liderança;
* Motivação
* Racismo;
* Superação de Desafios e Mudanças.

 

 

 

10/2022



Cotar Profissional  
Mande-nos uma Mensagem