Valmir Moratelli é Jornalista, Pesquisador e Roteirista. Pesquisador da PUC-Rio, Doutor em Comunicação com pesquisa na área de envelhecimento, Mestre pela mesma instituição e Graduado em Jornalismo pela UFRJ. Coordenador de comunicação e marketing, atuou em importantes redações de imprensa do país e em escritório de assessoria de imprensa.
Foi editor de conteúdo do Gshow, portal da TV Globo e por quatro anos editor-assistente das revistas da editora Globo, onde ajudou a implementar a produção de conteúdo exclusivo em novas plataformas digitais. Foi repórter do portal iG, tendo colaborado para diversas editorias e com experiência em cobertura internacional.
É autor de quatro livros: "Armários Abertos", " O que as telenovelas exibem enquanto o mundo se transforma", " Diálogos para santos cegos" e " Eu Rio, Tu Urcas, Ele Sepetiba". E diretor/roteirista dos filmes “Prateados – a vida em tempos de madureza” (Globoplay) e “30Dias – um carnaval entre a alegria e a desilusão” (Prime box).
Seu livro mais recente é "A invenção da velhice masculina – Da Antiguidade às séries de streaming, como se formou a ideia do homem idoso" (ed. Matrix), fruto da tese "Dois Antônios, várias velhices: Representações sociais da masculinidade no audiovisual", defendida na PUC-Rio.
Valmir atua como colunista na revista VEJA, é professor na ESPM e desempenha o papel de diretor de cinema. Seus filmes mais recentes incluem "Rosa - A narradora de outros Brasis" (2023), vencedor do festival de Vassouras na categoria de Melhor Documentário, e "Corpo São" (Primebox, 2022), sobre pessoas gordas.
Em suas palestras, Moratelli aborda questões atuais, pertinentes ao debate público, que incluem temas como a importância de se compreender a diversidade sexual, os termos práticos de uma comunicação inclusiva, a valorização das pessoas idosas na sociedade e também o poder da comunicação digital na atualidade. Sempre com leveza e bom humor, abrindo para perguntas e diálogo com o público presente.
Leciona sobre Comunicação inclusiva na ESPM.
Temas das Palestras
* Comunicação digital;
* Comunicação inclusiva;
* Diversidade Sexual;
* Envelhecimento e valorização dos idosos (combate ao etarismo);
* Teledramaturgia.
10/2023