Eduardo Bueno é Jornalista, Escritor, Tradutor e Youtuber.
Iniciou a vida profissional aos dezessete anos, como repórter do Jornal Gaúcho Zero Hora, onde ganhou o apelido de "Peninha", mesmo nome do personagem da Walt Disney Productions que trabalha no jornal A Patada. Atuou como editor, roteirista, tradutor, e trabalhou em diversos veículos de comunicação. Formou-se em jornalismo pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Ficou conhecido do público jovem gaúcho pela sua participação no programa "Pra Começo de Conversa", da TV Educativa de Porto Alegre.
Em 1988, teve também um quadro em outro programa daquela emissora educativa gaúcha, no horário do almoço, ao lado de Maria do Carmo Bueno, Zé Pedro Goulart, Cândido Norberto e outros. Também integrou a equipe do jornalista paulista Augusto Nunes no jornal Zero Hora. Atualmente comanda o canal "Buenas Ideias" no YouTube, que narra a história do Brasil de forma descontraída. Ficou conhecido nacionalmente por traduzir "On the Road", de Jack Kerouac, um clássico da cultura beatnik da década de 1950, que traduziu para o português como "Pé na Estrada". À época não apenas aderiu ao movimento, como também se tornou um de seus maiores divulgadores no país.
Aproveitando o contexto de preparação das comemorações pelos quinhentos anos do descobrimento do Brasil, fechou contrato com a Editora Objetiva para a redação de quatro livros sobre História do Brasil voltada para leigos, a Coleção Brasilis, além de ter participado de um projeto sobre a biografia de Bob Dylan.
Em 2007, apresentou a série É muita história durante o programa Fantástico da Rede Globo de televisão. Em cada episódio, de cerca de dez minutos, Bueno aparecia trajado como um dos personagens reais que havia participado do assunto em pauta e ia para as ruas conversar com o público. No episódio de estreia, Um Dia de Fúria, que tratou do famoso grito de Independência ou morte bradado às margens do Rio Ipiranga, o escritor se vestiu como Dom Pedro I e conversou com caminhoneiros que faziam o mesmo trajeto percorrido pelo príncipe no dia 7 de setembro.
No seu canal do YouTube, o Buenas Ideias, ele apresenta a série Não vai cair no ENEM que trata de temas relacionados à História do Brasil discutidos na Coleção Brasilis. Eduardo participa juntamente com Marcelo Madureira no canal Contraditórios, na mesma plataforma.
Livros
* À sua Saúde: a Vigilância Sanitária na História do Brasil;
* A viagem do Descobrimento: a Verdadeira História da Expedição de Cabral;
* Blá, Blá, Blá: a Biografia Autorizada dos Mamonas Assassinas;
* Capitães do Brasil: a Saga dos Primeiros Colonizadores;
* Grêmio: Nada Pode Ser maior;
* Náufragos, Traficantes e Degredados: as Primeiras Expedições ao Brasil;
* Pau-brasil;
* Terra à Vista! A Aventura Ilustrada do Descobrimento;
* Uma História - a Incrível Saga de um País;
Temas das Palestras
* Cultura;
* Educação;
* Entretenimento.
10/2021