Salim Mattar é Empresário, Ex-secretário de Desestatização do Governo Bolsonaro e Presidente da Localiza, uma rede brasileira de lojas especializadas em aluguel de automóveis, atuante nas principais cidades e aeroportos do Brasil e também em diversos países da América Latina.
Formou-se em administração de empresas e, em 1973, fundou a Localiza ao lado de Antônio Cláudio Brandão Resende. Ambos logo passaram a ter como sócios seus irmãos Eugênio Pacelli Mattar e Flávio Brandão Resende..
Ativista da doutrina liberal, ele é um dos responsáveis por financiar a tradução da obra Revolta de Atlas, de Ayn Rand, para o português. Em 2019, foi reconhecido como o quarto maior doador das eleições de 2018.
Ele doou mais de R$ 2,9 milhões, distribuídos à 28 candidatos, incluindo o ministro da Casa Civil Onyx Lorenzoni e Rodrigo Maia. Ele apoiou também o governador eleito de Minas Gerais Romeu Zema, do partido Novo. Sequencialmente, foi convidado, por Paulo Guedes, para assumir a secretaria de Privatizações do Governo Bolsonaro. Deixou o cargo sem ter realizado nenhuma privatização.
Tema da Palestra
* Política.
10/2021