Anita Lilian Zuppo Abed

São Paulo/SP


Anita Lilian Zuppo Abed

Doutora em Educação e Saúde, Mestre em Psicologia da Educação, Psicóloga, Psicopedagoga, Neuroeducadora e Consultora da UNESCO sobre habilidades socioemocionais na Educação Básica. Mais de 30 anos de experiência como psicoterapeuta de adultos, adolescentes e crianças e como psicopedagoga clínica e institucional.


Vídeos



Anita Lilian Zuppo Abed é Doutora em Educação e Saúde (UNIFESP), Mestre em Psicologia da Educação (UNIMARCO), Psicóloga (USP), Psicopedagoga (PUC), Neuroeducadora (CEFAC) e Consultora da UNESCO sobre habilidades socioemocionais na Educação Básica.

 

Tem mais de 30 anos de experiência como psicoterapeuta de adultos, adolescentes e crianças e como psicopedagoga clínica e institucional.

 

É docente em cursos de Pós-Graduação em Psicopedagogia em várias instituições de ensino do Brasil, palestrante sobre temas relacionados à interface Educação e Saúde, consultora psicopedagógica e elaboradora de conteúdos didáticos e paradidáticos de materiais voltados ao desenvolvimento de habilidades e à utilização de recursos lúdicos e artísticos em Educação.

 

Desenvolve trabalhos na área da Educação, focando especialmente a formação de professores e outros profissionais da escola. 

 

Temas das Palestras, Oficinas e Workshops

 

* Como integrar o desenvolvimento de habilidades e a construção do conhecimento nas ações pedagógicas;

* Desenvolvimento socioemocional no ambiente escolar (em todos os segmentos, inclusive ensino profissionalizante e superior);
* Educação Matemática em uma perspectiva psicopedagógica (incluindo vários conteúdos programáticos da Matemática, como a construção do número e da escrita numérica, operações fundamentais, fração, números negativos, equação, resolução de problemas);

* Fundamentos filosóficos: pós-modernidade e complexidade, a partir principalmente do filósofo Edgar Morin;
* Habilidades socioemocionais (na perspectiva do Big Five);

* Mediação do professor na promoção da aprendizagem e do desenvolvimento global dos estudantes;
* Recursos metafóricos em educação;
* Uso de jogos como ferramentas para a promoção do desenvolvimento integral (socioemocional, cognitivo, ético, psicomotor) e para a construção do conhecimento.



06/2023



Cotar Profissional  
Mande-nos uma Mensagem