Adriana Barbosa é CEO do Instituto Feira Preta e formada em Gestão de Eventos com especialização em Gestão Cultural pelo Centro de Estudos Latino-Americanos sobre Cultura e Comunicação (CELACC) da ECA/USP.
Percebeu que, enquanto a Economia brasileira se desenvolvia, também se desenvolvia o poder do “Black Money” que é o dinheiro produzido por negros e negras e que circula entre negros e negras.
Apostou em uma ideia bastante óbvia, mas que ainda não tinha sido devidamente trabalhada: um Empreendimento Econômico-Cultural com caráter étnico. Com pouco mais de 20 anos de idade, criou a maior feira de Cultura Negra da América Latina, a Feira Preta.
Reuniu mais de 170 mil pessoas, movimentando milhões como resultado da venda de produtos e serviços pelos mais de 700 expositores que divulgaram os seus produtos na Feira e do Afrolab. Como prêmio e reconhecimento por este trabalho, recebeu a condecoração de comendadora pela Ordem de Mérito Rio Branco (Ministério de Relações Exteriores) e o Troféu Zumbi dos Palmares (Assembleia Legislativa do Estado de SP).
Foi uma das primeiras representantes da América Latina a participar do programa Global Women's Leadership Network da Santa Clara University nos EUA/Califórnia, Prêmios do Brasil Criativo e Idéias Criativas, do Ministério da Cultura, uma das 10 finalistas do Prêmio Generosidade da Editora Globo.
Como Empreendedora Social, passou pelas principais Aceleradoras de Negócios Sociais no Brasil, tais como Artemisia, Quintessa e Nest e em 2016 ficou em segundo lugar da primeira edição do Inova Capital no Programa de Apoio a Empreendedores Afro-Brasileiros uma iniciativa do Banco (BID), Anjos do Brasil e Endeavor.
Foi homenageada junto ao Lázaro Ramos e de Taís Araújo como os 51 negros com menos de 40 anos mais influentes do mundo segundo o Mipad, premiação mundial, reconhecida pela ONU.
Venceu a categoria Troféu Grão do Prêmio Empreendedor Social promovido pela Folha de São Paulo, com a aceleradora Pretahub e também vencedora da categoria Empreendedorismo e Negócios do Prêmio CLAUDIA 2019, recebendo o troféu de Luiza Trajano do Magazine Luiza.
Temas das Palestras
* Criatividade e Inovação;
* Cultura;
* Economia;
* Empoderamento Feminino;
* Empreendedorismo;
* Motivação;
* Racismo, Diversidade e Gênero;
* Superação de Desafios e Mudanças;
* Vendas.
04/2022