João Paulo Guerra Barrera


João Paulo Guerra Barrera



João Paulo Guerra Barrera

Vencedor de concurso de colonização espacial da NASA e Brasileiro do Ano na Educação pela IstoÉ. Foi atração da 25ª Bienal Internacional do Livro de SP, com os escritores e cartunistas Mauricio de Souza e Ziraldo, a fim de promover a literatura infantil.


João Paulo Guerra é Estudante, Escritor, Palestrante, Programador e Bilíngue. Foi vencedor de concurso de colonização espacial da NASA e Brasileiro do Ano na Educação pela revista IstoÉ.

 

Aos 5 anos, começou a contar para os pais uma história de três amigos que viajavam para o espaço. Foi incentivado a colocar a história no papel — naquela idade, ele já era alfabetizado em português e inglês. Surgiu a ideia de um livro para guardar de recordação, “No Mundo da Lua e dos Planetas”. João também criou um game baseado no livro, com direito a uma estação espacial.

 

Algum tempo depois, o que parecia uma brincadeira deu ao garoto o título de primeiro brasileiro a ganhar o prêmio de mérito literário no Ames Space Settlement Contest, um concurso da Nasa, a agência espacial americana.


Após um ano de conquistas, apresentações e palestras em escolas públicas e particulares promovendo a importância da leitura, do aprendizado e da boa educação, em dezembro de 2017, foi homenageado pela revista IstoÉ como Brasileiro do Ano na Educação, evento com a presença do Presidente da República e do Sr. Juiz Sérgio Moro, entre outras personalidades do meio político, empresarial e artístico.

 

Em janeiro de 2018, foi nomeado Embaixador do NASA Science Days, evento promovido pela NASA em parceria com o Kennedy Space Center, com o objetivo de ensinar STEM (ciências, tecnologia, engenharia e matemática) para jovens e crianças de todo o Brasil, com meta de atingir 5 milhões de estudantes. Em fevereiro de 2018, foi nomeado Embaixador do Concurso Mundial de Redação de Cartas, promovido pela União Universal de Selos (com sede em Berma/Suíça). 


Convidado para conhecer a sede da Nasa, nos EUA, João fez um discurso em inglês sobre a história de seu livro, "No Mundo da Lua e dos Planetas". A publicação ganhou o 1º lugar do prêmio por mérito literário de um concurso sobre colonização espacial da Nasa e João se tornou a pessoa mais jovem do mundo a receber um prêmio da agência espacial. Com conhecimento adquirido no congresso da NASA, nas escolas e em suas pesquisas, João lançou seu segundo livro, “Morando no Espaço / Living in Space”, também bilingue, em português e em inglês, onde fala sobre a colonização espacial.

 

Em março de 2018, palestrou em inglês no 1º Congresso Mundial de Educação (CETEC), promovido pelo SESI/FIESP, a convite do Sr. Paulo Skaff, falando sobre educação e abrindo o palco para o professor finlandês Dr. Pasi Sahlberg. Em junho de 2018, foi palestrante do MIT, em Boston/EUA, na 5ª Conferência Mundial de Português como Língua de Herança para professores. Em julho de 2018, foi recebido na sede da ONU em NY pela Secretária Geral da Infância e Juventude, Srª Jayathma Wickramanayake, do Sri Lanka, para discutir as dicas de respeito contidas em seu segundo livro, em sintonia com os itens da Agenda 2030 da ONU. Na ocasião, ele aproveitou a oportunidade e fez uma carta ao Secretário Geral da ONU, o português Sr. Antonio Guterres, solicitando a inclusão da língua portuguesa nas língua oficial da ONU.

 

João é idealizador da campanha para arrecadar fundos em parceria com a embaixada ucraniana para crianças ucranianas refugiadas da Guerra entre Rússia e Ucrânia.

 

Medalhista de prata na Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astrofísica em 2021. Menção honrosa na Olimpíada de Matemática Canguru em 2022. Medalhista de ouro na Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astrofísica em 2023. Idealizador de projeto de limpeza do Rio Tietê, através de equipamento chamado “suga-lixo”.

 

Convidado em 2022 para estudar Tecnologia na DTech High School, no Vale do Silício/EUA. Convidado em janeiro de 2023 para intercâmbio de estudos em duas escolas italianas (Palermo e Veneza). Vencedor de concurso de redação em Oxford, com direito a uma bolsa parcial de estudos no curso Escrita Criativa, na própria Oxford University na Inglaterra (curso realizado em julho de 2023).

 

João foi atração da 25ª Bienal Internacional do Livro de SP, com os escritores e cartunistas Mauricio de Souza e Ziraldo, a fim de promover a literatura infantil.

 

Temas das Palestras

 

* Astronomia;
* Educação;
* Tecnologia.

 

11/2023



Cotar Profissional  
Mande-nos uma Mensagem