Selecione o Profissional
 

Viola (futebol)

Viola (futebol)

TEMAS:


Paulo Sérgio Rosa, mais conhecido como Viola, é Ex-Jogador de Futebol. Atuava como atacante. Revelado pelas categorias de base do Corinthians, é o 16° artilheiro da história do clube, com 105 gols em 283 jogos.

 

Em 1988, na final do Campeonato Paulista, entre Corinthians e Guarani, o então aspirante Viola precisou jogar no lugar do titular Edmar. E aos 5min do primeiro tempo da prorrogação, Viola fez o gol que deu o título ao Corinthians. Conquistou, com o time, em 1995, os títulos do Campeonato Paulista e da Copa do Brasil. Disputou 143 jogos, marcou 49 gols e conquistou a torcida com o faro de artilheiro e as comemorações irreverentes.

 

A exposição internacional e a boa fase no time alvinegro paulista o levou a jogar no Valencia, da Espanha. Apesar de à época ter sido a contratação mais cara do clube (US$ 4 milhões), Viola não se adaptou à Europa. Bateu boca com o então capitão e ídolo valenciano Fernando Gómez e, por determinação do treinador Luis Aragonés, era o único atleta a não dividir quarto. Era ironicamente chamado pelos torcedores de Príncipe de Bel-Air, em referência à série The Fresh Prince of Bel-Air (Um Maluco no Pedaço, no Brasil) pois, a exemplo do protagonista da atração, um rapper interpretado por Will Smith, vivia com um walkman nos ouvidos.


Tais problemas trouxeram-no de volta ao futebol brasileiro, dessa vez ao Palmeiras. Viola disputou 66 partidas e marcou 37 gols, e em 1998 se transferiu para o Santos. Com o time de Vila Belmiro, foi artilheiro do Campeonato Brasileiro de 1998 e campeão da Copa Conmebol do mesmo ano.


No segundo semestre de 1999, transferiu-se para o RJ para defender o Vasco da Gama. Marcou seu primeiro gol pelo cruzmaltino em São Januário, no jogo em que o clube venceu o Vitória/BA por 3:1, em partida do Brasileirão daquele ano. No mesmo ano, marcou um gol de bicicleta contra o Cruzeiro pela Seletiva da Libertadores.

 

Em 2008, jogando pelo Duque de Caxias, Viola demonstrou todo seu amor pelo Vasco. O atacante, que defendeu o cruzmaltino de 1999 a 2001 prometeu que não comemoraria caso marcasse gol em cima de seu ex-clube. O time do veterano jogador foi derrotado por 2:0 em São Januário, e, ao ser substituído aos 30min do 2º tempo, o atacante foi ovacionado pelo torcedores vascaínos e chorou. Os repórteres bem que tentaram conversar com Viola quando ele deixou o gramado, mas a emoção era tanta que ele não conseguiu se pronunciar, mostrando que o seu coração bate mais forte pelo Gigante da Colina.

 

Viola formou dupla de ataque com os 2 grandes ídolos vascaínos Edmundo e Romário. Marcou 32 gols e conquistou a Copa Mercosul e o Campeonato Brasileiro de 2000.

 

Em 2001, Viola volta ao Santos, mas não aos títulos, e deixa o time para jogar no Gaziantepspor, da Turquia, em busca de independência financeira. De volta ao Brasil em 2004, ele defende o Guarani, mas não consegue impedir o rebaixamento do time de Campinas no Campeonato Brasileiro. No ano seguinte, Viola é contratado pelo Bahia como a estrela do clube na disputa do Campeonato Brasileiro da Série B de 2005. Foi o jogador mais caro do elenco, ganhando cerca de R$ 70 mil mensalmente, e tentou justificar o investimento, marcando gols importantes. Porém seu esforço não foi suficiente para evitar o rebaixamento do clube ao Campeonato Brasileiro da Série C.

 

 

Em 2008, voltou ao RJ, agora para defender o Duque de Caxias no campeonato carioca. O jogador assinou um contrato de 4 meses e foi a principal contratação do clube, que voltou à 1ª divisão do campeonato carioca. No segundo semestre de 2008, acertou com o Angra dos Reis para disputar a 2ª Divisão do Campeonato Carioca.

 

Em dezembro de 2008, o Resende, time da 1ª divisão carioca, anunciou a contratação do atacante. Viola foi apresentado pela equipe em janeiro de 2009. Após a passagem pelo time carioca, Viola começou a excursionar pelo país atuando em partidas de Showbol. 

 

Em 2010, participou do reality show A Fazenda 3, da Record. Foi o 7º eliminado da atração. 

 

Após um tempo afastado, em março de 2015, Viola decide voltar aos gramados, sendo contratado pelo Taboão da Serra.

 

10/2019


Outros Palestrantes do mesmo tema


Serviços
  • Clique aqui se você é um Palestrante e deseja participar do casting da Mix Palestras.
  • Clique aqui para obter uma proposta ou contratar um palestrante
Contato
  • (11) 3522-6622
  • (13) 3022-1177
  • (11) 98079-3030
  • e-mail:
    comercial@mixpalestras.com.br
  • skype:
    mix.palestras
  • twitter:
    @mixpalestras