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Pedro Chiamulera

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Pedro Chiamulera é Fundador e CEO da ClearSale. Seu pai colonizou 2 cidades. Sua mãe era empreendedora de gente: teve 10 filhos. Pedro, sendo o mais novo, relembra a infância como um tempo feliz, de muito afeto. Na sua casa tinha um lema que inspirou toda a vida: “Os últimos serão os últimos. Ou você se vira e vai atrás do que quer, ou não tem”. Inspiração que o levou a ser atleta. “Como atleta, aprendi uma coisa muito importante: a integridade. A mesma coisa vale para o empreendedor. Sempre que você fala, tem que fazer; quando a sua palavra é tudo o que você tem, quando você fala, tem que fazer”.

 

No esporte, existe o desafio de treinar e levantar cedo. O atleta tem que tirar gosto disso. Pedro compara o esporte ao empreendedorismo e destaca 3 fatores importantes: integridade, prazer no fazer e resiliência no objetivo. “A coisa maior que aprendi como atleta é que o inconsciente trabalha para você, trabalha a favor e contra. E que bom que a gente tem esse poder”. A equipe também é fator de sucesso no esporte. E Pedro reconhece: “No atletismo, só consegui a vitória quando minha esposa montou um time, e através desse time eu fiz o melhor tempo nas olimpíadas de Atlanta. Foi minha grande superação. E então aprendi que o esforço é individual, mas a vitória é coletiva”.

 

Aos 33 anos, ele parou de correr e ficou um ano trabalhando como programador. Teve 2 grandes projetos, um na C&A e outro no Submarino. Sempre manteve o gosto por fazer e isso gerou muita confiança da equipe do Submarino.

 

Um dia, numa festa, Pedro conheceu a pessoa que fazia a gestão do software que ele tinha desenvolvido. Foi o Day 1 da ClearSale. A oportunidade de fazer um software anti-fraude. Fez uma proposta durante toda a noite que foi aceita rapidamente. Ele tinha só o papel e a ideia. Em uma semana, teve que contratar pessoas e tecnologia, mas conseguiu entregar o software. Pensou que ficaria rico, mas veio a bolha e a internet parou.

 

Foram tempos difíceis. O empreendedor sem conhecimento de gestão só pensava em vender e vender. Durante 5 anos, surgiram outras oportunidades, mas junto veio um novo desafio. Aconteceu um novo boom no mercado e em uma equipe de 25 pessoas, todos foram embora. Restaram 2 estagiários. Eles fizeram um acordo de transparência e se comprometeram a entregar os softwares prometidos. Foi um novo Day 1, quase um Day 0 da ClearSale.

 

Havia grandes oportunidades de mercado, mas ainda assim a empresa quebrou. E Pedro resolveu encontrar um novo significado de vida. Tirava 1h por semana para conversar com as pessoas: “foi lindo porque aquela dinâmica que eu fazia para as pessoas, na verdade era para mim mesmo, para ter o sentido de chegar no dia seguinte e trabalhar”. Foi quando chegou na empresa uma alma gêmea. Bernardo vinha de uma empresa grande e trabalhava com modelos estatísticos. Formaram juntos uma nova equipe, que fez uma revolução na empresa. Juntos, criaram um modelo de mercado, mais que um software, uma plataforma anti-fraude: o T-Clear Sale. E então os resultados vieram rapidamente.

 

A ClearSale é especializada em prevenção e detecção de fraude para diversos segmentos de mercado, entre eles e-commerce, telecomunicações, vendas porta a porta, programas de fidelidade e serviços financeiros. Para atender a tantos mercados, as soluções antifraude são construídas de acordo com as particularidades de cada negócio, através de uma macroestrutura que envolve Inteligência Estatística, Tecnologia de ponta, Base Única que utiliza histórico positivo de dados e mais de 800 pessoas especializadas. Por ano, são autenticadas mais de 100 milhões de transações e, no e-commerce, gerencia mais de 84% dos valores envolvidos no setor. Além do combate à fraude, a ClearSale gera confiança entre a sua empresa e o bom consumidor, com foco no compromisso com os resultados do seu negócio.

 

Temas das Palestras

 

* Criatividade e Inovação;

* Empreendedorismo;

* Superação de Desafios;

* Tecnologia.

 

10/2019


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