Selecione o Profissional
 

Gretchen

TEMAS:


Gretchen é a “Meme Queen of the Brazilian Internet”, segundo o The New York Times. Seu nome verdadeiro é Maria Odete Brito de Miranda Marques.

 

Iniciou sua carreira como cantora na orquestra do Maestro Zaccaro, aos 17 anos. O convite para integrar a banda veio após Maria Odete ter vencido o Festival Musical do Colégio Objetivo. Foi em 1976 que escolheu seu nome artístico Gretchen: Viu um outdoor publicitário do filme Aleluia: Gretchen na Praça da Sé, enquanto voltava da escola de ônibus. Isso lhe despertou imediatamente a vontade de usá-lo. Apesar da insistência dos produtores artísticos de que o público não conseguiria pronunciar direito o nome, ela insistiu pois queria um nome artístico original, inusitado. E deu muito certo.

 

Ainda na adolescência, integrava o grupo As Melindrosas, juntamente com suas irmãs Sula Miranda, Yara e a prima Paula. O primeiro LP, "Disco Baby", já estava pronto enquanto a gravadora Copacabana procurava 4 meninas para a divulgação do material. Após a escolha e o início da divulgação, com exibição do clipe no Fantástico e várias outras aparições em programas de TV, o LP alcançou a marca de um milhão de cópias vendidas e recebeu nota na revista musical Billboard. Em 2 anos, o LP já havia vendido 4 milhões de cópias, mas neste período Gretchen já havia abandonado o grupo e seguiu em carreira solo.

 

A carreira de Gretchen como atriz teve início em 1979, em um filme infantil com suas irmãs, "Vamos Cantar Disco Baby". Em 1982, Gretchen fez o filme Aluga-se Moças, no estilo pornochanchada. No fim dos anos 1970, na Era Disco, seu primeiro trabalho foi com o compacto Dance With Me. A estreia de Maria Odete como "Gretchen" para o grande público da TV aconteceu no Programa Carlos Imperial, na extinta Rede Tupi. Seus sucessos foram Freak Le Boom Boom, Conga Conga Conga, Melô do Piripiri (Je Suis La Femme), "Melô do Xique Xique", "Melô do Pata Pata" e "Latino-americana" (os 2 primeiros receberam disco de ouro e o terceiro, disco de platina), entre outros. Neste período, Gretchen teve “Conga Conga Conga” como o single brasileiro mais vendido do Mundo. Tornou-se recordista por chegar a mil espetáculos em menos de 3 anos, sendo uma das mais bem sucedidas artistas brasileiras da época. Em sua rota, além do Brasil, teve apresentações na Coreia do Sul, Europa e EUA. Hoje, soma mais de 15 milhões de discos vendidos durante quase 4 décadas de carreira.

 

A Discografia da Gretchen compreende 13 Álbuns de Estúdio; 7 Coletâneas; 16 Compactos; 13 Álbuns Internacionais; 2 EPs; 3 CDs Promocionais; 161 Singles digitais.


Eleita Rainha do Bumbum na década de 1970, recebeu em 2017, após o sucesso de Swish Swish, o título de Rainha dos Memes pelo jornal norte-americano The New York Times. O sucesso foi tanto que o lyric video de “Swish Swish (feat. Nicki Minaj)”, single de Katy Perry, estrelado por Gretchen, bateu recorde: nas primeiras 24h no canal oficial VEVO, o vídeo recebeu mais de 6 milhões de visualizações, além de mais de 400 mil curtidas, quebrando a internet do Brasil 5 vezes em um único dia. Sendo uma das únicas artistas brasileiras a ser notícia da matéria especial dos 3 maiores programas de TV em um mesmo domingo (Domingo Legal/SBT, Domingo Espetacular/Record e Fantástico/Globo). Com isso, o lyric video de Swish Swish seria o mais visto de Katy Perry em sua estreia na plataforma digital, com quase 100 milhões de visualizações no YouTube, até junho de 2019.

 

Desde 2010, se tornou uma notável personalidade da TV ao participar de diversos reality shows, incluindo Troca de Família, A Fazenda, Power Couple Brasil, Duelo de Mães, Os Gretchens e Bancando o Chef. Empreendedora que é, em parceria com o Empresário Carlos Marques (Marido), Gretchen criou o “Mercado Rio Brasil” – que vende roupas e produtos tipicamente brasileiros – na cidade do Porto, em Portugal. O empreendimento tem filiais também em Paris e Quarteira, na região portuguesa de Algarve.

 

Ao longo de toda a sua carreira, a artista venceu mais de 50 prêmios, entre discos de Ouro, Platina e Diamante por seus álbuns e troféus da Globo, Contigo! e Destaque América. 

 

Prêmios e Homenagens

 

* 1979 - Disco Diamante (My Name is Gretchen) LP;
* 1979 - Disco Ouro (Dance With Me) Compacto;
* 1979 - Disco Ouro (Freak Le Boom Boom) Compacto;
* 1981 - Discos Platina (You and Me) LP;
* 1981 - Disco Platina (Conga Conga Conga) Compacto;
* 1982 - Disco Platina (Lonely) LP;
* 1982 - 2x Disco Platina (Melô do Piripipi) Compacto;
* 1983 - Disco de Platina (Gretchen) LP;
* 1987 - Disco de Ouro (Latino América) LP;
* 1988 - Disco de Ouro (Gypsy) LP;
* “Troféu Radio Globo” - Troféu do Programa Globo de Ouro;
* 5 Troféus “Disco de Ouro” - Programa Discoteca do Chacrinha;
* 7 Prêmios "Destaque América" - Rádio América (e vários outros prêmios de outras Rádios Brasileiras);
* “Festival do Disco” - Festival no Rio Grande do Sul;
* Prêmios de Revelação do ano de rádios, revistas e programas de TV em seu início de carreira;
* 1987 o LP "No Mundo da Criança" (com Gretchen, Maria Alcina e outros) foi indicado ao "Troféu Villa-Lobos" como melhor disco infantil de 1986, concorrendo com "Os Abelhudos" "A Turma do Balão Mágico" e "Show da Xuxa";
* 1999 - "Disco de Ouro" pela divulgação do CD "Discoteca do Chacrinha" (O prêmio foi entregue por Augusto Liberato no programa Domingo Legal);
* 2006 - Troféu "Coroa de Ouro" no programa Rei Majestade no SBT;
* 2010 - Prêmio "Boas Vindas a Goiânia" pelo premiação Megha Profissionais;
* "Rainha Gay 2010" pela comunidade GLBT / Carnaval de Pernambuco;
* 2011 - "Rainha do Baile dos Artistas" juntamente com o "rei", o escritor Ariano Suassuna (Honraria pela qual ela declarou que esperava há um bom tempo, pois não sendo Pernambuco sua terra natal sentiu-se uma verdadeira pernambucana ao receber tal título);
* 2011 - Faixa de boas-vindas a cidade de Israelândia entregue pelo Prefeito em homenagem a sua carreira;
* 2011 - Homenagem Prêmio Hipismo, em Goiânia;
* Prêmio "Celebridade Nacional 2012" (Por mais de 30 anos no mundo do entretenimento) na premiação “Vips de Minas e Celebridades 2012”;
* 2013 - Thammy Miranda dançou o maior sucesso de Gretchen na telenovela Salve Jorge (Homenagem);
* 2013 - Viviane Araujo homenageia Gretchen;
* 2017 - Emanuelle Araújo interpretou Gretchen no filme Bingo: O Rei das Manhãs (Homenagem);
* 2017 - Prêmio “Rainha da Internet / Programa Domingo Legal;
* 2017 - Placa de 100 mil inscritos no YouTube;
* 2017 - Katy Perry diz em entrevista que Gretchen é a própria internet e agradece dizendo que o sucesso de Gretchen transcende todas as línguas;
* 2017 - Prêmio “Rainha da Internet” na Premiação Digital Awards;
* 2019 - Prêmio Networking Empresarial Nacional e Internacional (Rainha da Internet Brasileira).

 

Temas das Palestras

 

* Auto-confiança;

* Empoderamento; 
* Família / Pais e Filhos;

* Motivação;
* Superação de Desafios / Mudanças. 

Também realiza trabalhos como Mestre de Cerimônias e Presença VIP.

 

07/2019


Outros Palestrantes do mesmo tema


Serviços
  • Clique aqui se você é um Palestrante e deseja participar do casting da Mix Palestras.
  • Clique aqui para obter uma proposta ou contratar um palestrante
Contato
  • (11) 3522-6622
  • (13) 3022-1177
  • (11) 98079-3030
  • e-mail:
    comercial@mixpalestras.com.br
  • skype:
    mix.palestras
  • twitter:
    @mixpalestras