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Fabricio Medeiros

Fabricio Medeiros

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Fabricio Medeiros é Especialista em Vendas. Seu estilo irreverente e as técnicas agressivas de vendas e negociação o colocaram em destaque na capa da revista impressa Venda Mais, uma das mais importantes do setor no Brasil. Na exclusiva concedida à publicação, ele rebate alguns mitos sobre vendas e revela um manifesto para quem deseja ‘quebrar a banca’, ou seja, fazer diferente para ter mais sucesso.

 

Fabricio estudou negociação na Universidade de Harvard, é Mestre em Gestão Empresarial pela DeVry FBV e Professor da FGV. Ao tempo em que se dedicou à formação acadêmica, também acumulou experiências em todos os cargos possíveis na área comercial, tendo feito parte da equipe de empresas como a Ambev.

 

Atua principalmente como coach de vendas, palestrante e já tem uma agenda cheia de cursos e palestras de vendas pelo país, trazendo uma abordagem original e conteúdos focados, incluindo treinamentos voltados especialmente para o público feminino. A ideia surgiu a partir de uma pesquisa divulgada pela Fortune 500, na qual mostrou-se que apenas 5% das mulheres estão nos cargos mais altos das instituições. “As mulheres são excelentes vendedoras e podem ocupar lacunas no desenvolvimento de competências específicas, como negociação e liderança”, assegurou.

 

Para o especialista, ‘quebrar a banca’ significa sair do status, agir diferente, enfrentar o sistema. Tudo isso com o objetivo de obter sucesso em vendas e superar todas as metas. É o que ele ensina em capacitações, palestras e treinamentos, com técnicas de vendas e negociação consideradas polêmicas, mas que afirma darem certo.

 

Um dos mitos que Fabricio desvenda é o de que o cliente tem sempre razão. “Esse pensamento é uma droga contagiosa! Temos que prever comportamentos, fazer perguntas inteligentes e parar de acreditar na ‘sinceridade’ de quem compra de nós. Se você me perguntar do que eu necessito, vou dizer que quero seu melhor produto, pelo preço mais barato e quero para amanhã. Manipulamos informações para conseguir o máximo de quem nos vende. Você precisa ser justo com o cliente, tratá-lo bem. Mas não precisa ser um idiota”, explicou.

 

No manifesto divulgado na revista Venda Mais, ele revela um pouco sobre sua filosofia quando o assunto é tornar-se o melhor vendedor. “Esse manifesto representa uma legião de profissionais que não querem mais treinar suas equipes com essa balela da autoajuda. Chegou o momento de dar o troco e ganhar dinheiro de verdade, vendendo e negociando no mesmo nível dos melhores mundo e fechando um volume de negócios que nunca imaginou”, contou.

 

Após um ano marcado por aumento do desemprego e demissões, agora o mercado volta a gerar vagas e já se percebe uma mudança do perfil de compras, com o consumidor retomando o hábito de ir às lojas, aproveitando as liquidações. De acordo com Fabricio, é o momento de ser um “realista esperançoso”, parafraseando Ariano Suassuna, e aproveitar a oportunidade.

 

Temas das Palestras

 

* Planejamento e Estratégia;

Vendas e Negócios.

 

06/2019


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