Selecione o Profissional
 

Diego Mahfouz Faria Lima

Diego Mahfouz Faria Lima

TEMAS:


Diego Mahfouz Faria Lima é Escritor, Professor e Diretor Escolar. Trabalha exclusivamente como agente e gestor de transformação humana desde 2006.

 

Todos seus esforços e ações estão direcionadas para a evolução, o sucesso e a felicidade das pessoas que buscam seu trabalho. Cursou Pedagogia: Habilitação para o Magistério da Educação Infantil e Séries Iniciais do Ensino Fundamental no Centro Universitário de Rio Preto, em 2008. Também cursou Pedagogia: Licenciatura Plena na Faculdade União Cultural do Estado de SP, em 2013.

 

Possui pós-graduações em Tecnologias em Educação pela PUC/RJ, Teorias e Práticas Pedagógicas e Teorias e Práticas Pedagógicas aplicadas à Administração Escolar, ambas pela Faculdade Paulista. Com experiência docente por 13 anos e apaixonado pela Gestão Democrática, tecnologia e com visão futurista para com a Educação Pública, em 2014 assumiu a Escola Municipal “Darcy Ribeiro”, em São José do Rio Preto, onde encontrou grandes desafios: depredação do patrimônio público, falta de sentimento de pertencimento dos alunos e da comunidade, tráfico de drogas, entre outros.

 

Foi ganhador dos prêmios Educador Nota 10 e Educador do Ano pela Fundação Victor Civita e Roberto Marinho, em 2015. Vencedor do "Oscar da Educação Brasileira" pela Academia Brasileira de Educação do RJ, em 2016, e foi um dos 10 finalistas do Global Teacher Prize, considerado o “Nobel da Educação”, em 2018, onde o referido educador foi considerado um dos dez melhores educadores do mundo e embaixador da Educação Brasileira pela Fundação Varkey de Londres e pelo maior empresário do mundo, o Sr. Bill Gates.

 

Temas das Palestras

 

* Os Grandes Desafios da Educação e do Educador no Século XXI


"Conforme uma visão autenticamente utópica, esperança não quer dizer cruzar os braços e esperar. A esperança só é possível quando, cheios de esperança, procuramos alcançar o futuro anunciado que nasce no marco da denúncia por meio da ação reflexiva… A esperança utópica é um compromisso cheio de risco." Paulo Freire, 1997.

 

O discurso de F. Imbernón (2000) fala que “O século XXI nos obriga a repensar uma nova forma de educar, uma nova forma de ver a instituição educativa e os que trabalham nela. Que nova educação será essa? O que devemos manter e o que devemos abandonar da educação atual?”.

 

* Mediação de Conflitos: Como disseminar no ambiente escolar a cultura do diálogo, do saber ouvir e a escuta ativa

 

A escola é um local de convívio de muitas pessoas e de uma grande diversidade cultural, sendo assim, é um local também de inúmeros conflitos. A mediação de conflitos pode ser conceituada como um método de resolução de conflitos no qual um mediador imparcial e neutro facilita a comunicação entre as pessoas em busca de uma solução para o problema. Ela pode ser usada em muitos âmbitos e o escolar é um deles. É um processo flexível e pode ser adaptado às necessidades específicas de um centro escolar, levando em conta a natureza dos conflitos e os objetivos do programa. É uma ótima ferramenta para melhorar a convivência no ambiente e na comunidade escolar interna e externa e deve ser adotada por todas as instituições de ensino. 

 

* Gestão Democrática: Reconstrução coletiva do ambiente escolar, além dos muros da escola

 

A gestão escolar não deve ser enxergada somente como um conjunto de práticas burocráticas voltadas à escola, mas sim, precisa ser vista como um viés de promoção do fazer democrático e da cidadania, que vai além dos muros da escola.

 

* Reconstrução Coletiva: Um relato de sucesso e superação na educação integral pública brasileira

 

Minha trajetória desde 2014 quando assumi a Escola Municipal “Darcy Ribeiro”, em São José do Rio Preto S.P onde encontrei grandes desafios: depredação do patrimônio público, falta de sentimento de pertencimento dos alunos e da comunidade, tráfico de drogas, entre outros, sendo ganhador dos prêmios Educador Nota 10 e Educador do Ano pela Fundação Victor Civita e Roberto Marinho, em 2015. Vencedor do "Oscar da Educação Brasileira" pela Academia Brasileira de Educação do Rio de Janeiro, em 2016 e foi um dos 10 finalistas do Global Teacher Prize, considerado o “Nobel da Educação”, em 2018, onde fui considerado um dos dez melhores educadores do mundo e embaixador da Educação Brasileira pela Fundação Varkey de Londres e pelo maior empresário do mundo, o Sr. Bill Gattes.

 


* Como envolver e motivar toda a comunidade escolar interna e externa no ambiente escolar? Como tornar a escola um ambiente atrativo no século XXI

 

Como envolver a comunidade no cotidiano da escola? Como fazer para que os responsáveis se interessem pelo projeto da escola, compareçam às reuniões escolares e colegiados escolares? É possível fazer com que a participação da sociedade seja efetiva? Perante o processo de globalização mundial e expansão dos recursos tecnológicos, é possível ainda tornar a escola um ambiente atrativo com qualidade e sem evasão escolar?

 

* Liderança: O Gestor como líder de sucesso

 

Dar o exemplo, criar uma marca pessoal, valorizar as críticas e formar novos líderes são algumas das competências fundamentais para liderar com eficiência.Para se tornar um líder de sucesso não basta ter conhecimento técnico, uma trajetória profissional vitoriosa ou ser um bom executor de tarefas. É necessário ter ou desenvolver algumas competências específicas para comandar uma equipe com eficiência, como habilidade de influenciar e estimular as pessoas, ter uma vida equilibrada, praticar a ética e ter pró-atividade.

 

* (In)Disciplina: Regras claras, sempre!

 

Como o dar voz aos alunos desde a elaboração das normas de convivência escolares, tornando-os protagonistas de todo o processo de elaboração dos projetos escolares, mudaram a rotina de uma das piores escolas públicas do Brasil? Atualmente reconhecida internacionalmente pela indicação de seu projeto ao Nobel da Educação realizado em Dubai, como um dos dez melhores do mundo e o melhor do Brasil.

 

01/2019


Outros Palestrantes do mesmo tema


Serviços
  • Clique aqui se você é um Palestrante e deseja participar do casting da Mix Palestras.
  • Clique aqui para obter uma proposta ou contratar um palestrante
Contato
  • (11) 3522-6622
  • (13) 3022-1177
  • (11) 98079-3030
  • e-mail:
    comercial@mixpalestras.com.br
  • skype:
    mix.palestras
  • twitter:
    @mixpalestras