"Um MIX de soluções para seu evento"     comercial@mixpalestras.com.br
contatos: (11) 3522-6622 / (11) 98079-3030 / (13) 98828-8929


Paulo Caruso



Paulo Caruso

Ilustrador e Chargista de importantes revistas e jornais. Trabalhou para as principais revistas de SP, como Veja, IstoÉ, e jornais Folha de S. Paulo e Diário Popular.


Paulo Caruso é Cartunista e Chargista. Formou-se em Arquitetura pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP, em 1976. Ao longo da carreira de ilustrador, trabalhou para as principais revistas de SP, como Veja, IstoÉ e Senhor, e para os jornais Diário Popular e Folha de S. Paulo.

 

No fim dos anos 1970, colaborou em O Pasquim, ao lado de nomes consagrados, como os cartunistas Jaguar, Millôr Fernandes, Ziraldo e Henfil. Atuou em várias publicações especializadas em humor e quadrinhos, como Chiclete com Banana, Geraldão e Pasquim 21, reedição recente do jornal, fechado no início da década de 1990. Dedicou-se também à produção de espetáculos musicais e teatrais.

 

Tornou-se conhecido pelas cenas irônicas que acompanham a história política brasileira. Publicou, entre outros, os livros Ecos do Ipiranga (1984) e Bar Brasil na Nova República (1986). Em A Transição pela Via das Dúvidas (1989), por exemplo, Caruso utiliza a linguagem da história em quadrinhos, comentando, de maneira irônica, a história do Brasil e também os acontecimentos contemporâneos.

 

Na caricatura, não emprega a deformação de maneira exagerada, apenas acentua os traços fisionômicos mais característicos, criando personagens facilmente identificáveis pelos leitores, pela grande semelhança com os retratados. O humor surge não só da forma de representação dos personagens, mas também dos diálogos travados e das situações que narradas.


Lançou em 2004 o livro São Paulo por Paulo Caruso - Um Olhar Bem-Humorado sobre Esta Cidade, em homenagem aos 450 anos da metrópole, no qual trata do cotidiano paulistano, caricaturando tipos humanos e representando edifícios e vistas panorâmicas da cidade.

 

Recebeu vários prêmios, como o de melhor desenhista, pela Associação Paulista dos Críticos de Arte – APCA, em 1994. Por sua habilidade para a sátira e para a caricatura, aliada à numerosa produção, sua obra é das mais conhecidas do país.

 

Atualmente, publica suas charges na revista Época e desenha no programa Roda Viva, da TV Cultura. 

 

Realiza trabalhos como Moderador de Debates e Mestre de Cerimônias.

 

10/2020

Mande-nos uma Mensagem