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Cláudio Azevedo (Cabify, Zé Delivery)

Rio de Janeiro/RJ


Cláudio Azevedo (Cabify, Zé Delivery)

Empreendedor. Foi diretor geral do Cabify, uma das mais disruptivas plataformas de corrida. Head de Marketing do Zé Delivery. Empresário desde os 14 anos.


Cláudio Azevêdo, que já ocupou o cargo de Gerente Geral do Cabify, uma das startups mais disruptivas no setor de transporte, é referência nacional em inovação e desenvolvimento de empresas.

 

Atualmente, é Head of Growth na ZX Ventures, empresa internacional no desenvolvimento e potencialização de startups pelo mundo, e Head of Growth and Marketing do Zé Delivery, a maior plataforma de delivery de bebidas do Brasil.

 

Sua história de inovação começou cedo: é empresário desde os 14 anos, tendo sido co-fundador de startups e também Diretor de Desenvolvimento de Negócios em Expansão Internacional. Foi, ainda, Country Manager da Upraise, empresa que potencializou startups internacionalmente.

 

Os desafios que as empresas colocaram no caminho do executivo e as parcerias com empresas nacionais e internacionais lhe deram uma visão acurada dos gaps de competividade em negócios e expertise para fomentar as melhores formas de desenvolver competências por quaisquer níveis hierárquicos. É um profissional-chave em momentos de expansão, crescimento e mudanças – principalmente quando há incertezas sobre decisões e ações estratégicas.

 

Cláudio é um especialista em expansão de negócios, inovação prática e gestão de operações e projetos.

 
Temas das Palestras

Cláudio tem um discurso horizontal e jovem, conseguindo discutir temas complexos com uma facilidade que abrange qualquer nível hierárquico e/ou intelectual.

“No Brasil há menos de 2 anos, a Cabify já passou a marca de 200 mil parceiros e deslancha como um dos aplicativos de corrida preferidos dos brasileiros, graças a muita criatividade, bom atendimento e foco no cliente”.
 
Cabify, o Case
 
Na apresentação, Cláudio revela os grandes motivos que fizeram a Cabify ganhar o público tão rapidamente, apesar do controle massivo do mercado pelos grandes concorrentes, como Uber e 99.

A partir disso, o palestrante discute os principais pilares que sustentam a startup, como o perfil das pessoas que trabalham na empresa, a importância de entender as necessidades do cliente e o estímulo ao erro – prática que visa fortalecer o autodesenvolvimento profissional, a proatividade e uma probabilidade muito maior de acertar.
 
"Não adianta buscar por inovação se a própria empresa não acredita nela".

Afinal, seu negócio acredita na inovação? O medo de inovar. Esse é o primeiro grande impasse discutido na palestra. As empresas do novo milénio falam muito sobre tecnologia, processos disruptivos e novas práticas de negócio, mas poucas são as realmente dispostas a investir nisso.
 
De que lado você está?

Após as provocações, Cláudio contextualiza o cenário atual e discorre a inovação não somente de um ponto de vista de um novo negócio, mas, sobretudo, de transformar a “antiga” corporação em uma empresa que agregue valor aos colaboradores, aos clientes e ao mundo (intraempreendedorismo).
 
Como competir com grandes concorrentes com muito menos recursos: Seguindo a ideologia do Cabify e de outras tantas startups que têm ganhado força e mercado mesmo diante dos tubarões, o palestrante fomenta práticas e habilidades que facilitam o crescimento de qualquer tipo de negócio.

Entre reflexões e histórias que trazem os participantes para a realidade de seus empreendimentos, o palestrante discute pontos-chaves, como:

* Achar lacunas: as brechas dos seus concorrentes são as primeiras oportunidades de investimento para o seu negócio.

“O atendimento ao cliente, a comunicação, a entrega, não importa. O importante é saber quais vantagens você tem ou pode ter sobre eles.”

* Execute! Sonhar e planejar são essenciais. Mas a execução (colocar a mão na massa) é a ponte que divide as empresas de sucesso dos negócios que não dão certo. Por isso, Cláudio induz uma discussão focada no erro – “Se você não está acertando é porque, provavelmente, você está errando pouco”.
 
Gestão orientada a resultados

O executivo e empreendedor acredita que a resposta do sucesso, em grande parte, está aliada as pessoas que estão ao nosso lado. Por isso, essa apresentação é focada em instigar líderes e gestores em prol do fortalecimento da performance de seus times.

De forma empática e motivadora, Cláudio discute, através de cases e exemplos de sua própria história, os 5 pilares que potencializam o alcance do resultado:
 
* Diversidade e interdisciplinaridade: uma equipe bem formada necessariamente deve ser heterogênea, composta por pessoas de diferentes perfis, origens, culturas e formações;
 
* Autogerenciamento: apesar da liderança, em uma equipe de alta performance, espera-se que os membros sejam os responsáveis por seus próprios comportamentos, decisões e aprendizados;

* Clima de Segurança (ou saudável): em equipes de alta performance, o clima de segurança deve ser assegurado em todos os momentos. Ou seja, os indivíduos precisam se sentir confortáveis para agir, sugerir, opinar e errar, sem serem julgados ou reprimidos;

Objetivo comum: Os membros precisam entender o motivo pelo qual executam determinadas atividades e a importância delas no panorama geral. O líder é o reflexo do grupo. Os membros não podem ter dúvidas sobre quem toma a decisão final e a quem devem recorrer quando necessário. E para garantir o alto nível de desempenho, os líderes precisam ser participativos, inspiradores e coerentes.

 

10/2020

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