Selecione o Profissional
 

Vico Iasi

TEMAS:


Vico Iasi é Repórter e Apresentador de TV. Conhecido por seu trabalho no Globo Rural. Trabalha há mais de 30 anos como repórter, editor e apresentador de TV. Formado em Jornalismo pela PUC/SP, Mestre pela Universidade de Paris 2 e Doutor pela Universidade de Paris 8 – ambos em Ciências da Informação e da Comunicação.
 
Iasi começou sua trajetória profissional em um programa semanal da TV Globo, o Globo Ciência. Entre 1992 e 1994, gravou dezenas de reportagens em universidades, empresas e centros de tecnologia de todo o Brasil. As pautas englobavam temas ligados à pesquisa e inovação científica. Foi o início de uma carreira marcada por muitas viagens e pela produção das chamadas grandes reportagens de TV.
 
Em 1995, ingressou no CBN Campo, noticiário da Rádio CBN especializado em agronegócio e política agrícola, que era produzido em parceria com a equipe do Globo Rural, da TV Globo. Após alguns meses, ainda em 1995, migrou para o programa de televisão. Viajando pelo Globo Rural, Iasi teve a rara oportunidade de ver e viver o mundo rural brasileiro sob os mais diversos ângulos. Como repórter, registrou o funcionamento de todas as grandes cadeias produtivas do agronegócio nacional; presenciou festas populares e cerimônias indígenas; visitou fazendas modernas e laboratórios de alta tecnologia; acompanhou o dia-a-dia de ribeirinhos da Amazônia e o drama dos sertanejos em tempos de seca; entrevistou agricultores e violeiros, ministros e cortadores de cana; navegou por grandes rios como Amazonas, Araguaia, Tocantins, São Francisco, Paraná, Madeira, Juruá...
 
Ao final de cada viagem, na redação do Globo Rural, Iasi sempre realizou a edição completa de suas reportagens e, desde 1996, exerce frequentemente a função de apresentador do programa. Assim, ao longo das décadas – em fazendas ou vilarejos, laboratórios ou plataformas de petróleo – o jornalista fez mais de 500 reportagens televisivas, registradas em todos os estados brasileiros e também em outros países, como Inglaterra, Peru, Suíça, Argentina, Bolívia, Chile, França e Bélgica.
 
Alguns desses trabalhos foram reconhecidos com prêmios. Entre eles, ganhou a distinção Jornalista Amigo da Criança (1996), por matérias sobre trabalho infantil no campo; o Prêmio Embrapa de reportagem (1999), por um documentário sobre agricultura no Acre; o Prêmio Madeira de Jornalismo Florestal (2005), por uma série sobre desenvolvimento sustentável da Amazônia; o Prêmio Sebrae de Telejornalismo (2012 e 2013), com reportagens sobre agricultura familiar e combate à pobreza no meio rural.
 
Iasi realizou também estudos sobre mídias no Brasil e na França, onde viveu alguns anos. Numa série de idas e vindas, fez curso de extensão universitária na Universidade de Paris 4 Sorbonne (2003), mestrado na Universidade de Paris 2 (2008) e doutorado na Universidade de Paris 8 (2014). Os trabalhos abordaram as relações entre reportagens do Globo Rural e temas como cultura, imaginário nacional e globalização. E foram reconhecidos com Prix de l'Inathèque de France (2009). O prêmio é concedido anualmente pelo Institut National de l'Audiovisuel (INA) ao melhor estudo em língua francesa sobre rádio e TV.
 
Além disso, enquanto viveu em Paris, Iasi gravou matérias pra o Globo Rural em diversos países da Europa. Entre 2007 e 2009, cobriu assuntos como cultivo de cereais de clima temperado, a cadeia da beterraba açucareira, criação de gado e ovelhas, fabricação de queijos e vinhos, subsídios e política agrícola da Comunidade Europeia.
 
Impulsionado por essa larga experiência de jornalista, viajante e pesquisador, nos últimos anos, Iasi passou a dar aulas e palestras pelo Brasil afora. As conferências ocorrem normalmente em empresas, cooperativas, entidades rurais e universidades e abordam os grandes temas da carreira do jornalista: comunicação, agropecuária, ciência e tecnologia, cultura rural e desenvolvimento sustentável.
 
Temas das Palestras
 
* Agropecuária brasileira no novo milênio: Evoluções e desafios;
Comunicação e agropecuária: Realidade local, público nacional, contexto global.
 
08/2019

Outros Palestrantes do mesmo tema


Serviços
  • Clique aqui se você é um Palestrante e deseja participar do casting da Mix Palestras.
  • Clique aqui para obter uma proposta ou contratar um palestrante
Contato
  • (11) 3522-6622
  • (13) 3022-1177
  • (11) 98079-3030
  • e-mail:
    comercial@mixpalestras.com.br
  • skype:
    mix.palestras
  • twitter:
    @mixpalestras