Selecione o Profissional
 

Ronaldo Lemos

Ronaldo Lemos

TEMAS:


Ronaldo Lemos é Advogado, Professor e Pesquisador respeitado internacionalmente, especialista em Tecnologia, Mídia e Propriedade Intelectual. Representante no Brasil do MIT Media Lab.


É Professor de Direito da Informática da Faculdade de Direito da UERJ. Em 2017, foi nomeado professor visitante da Universidade de Columbia/EUA. É Diretor do Instituto de Tecnologia e Sociedade do RJ e Diretor do Creative Commons Brasil. É sócio de um escritório de advocacia, coordenando a área de mídia e propriedade intelectual. Foi um dos principais criadores do Marco Civil da Internet.

 

Lemos foi um dos co-autores do Plano Nacional de Internet das Coisas (IoT), comissionado pelo BNDES e pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Comunicações e Inovação (MCTI). O plano foi elaborado pelo escritório de advocacia do qual Lemos é sócio, a consultoria McKinsey e o CPQD. Lemos foi responsável pelo capítulo tratando de aspectos regulatórios do plano, incluindo telecomunicações, proteção de dados e outros temas pertinentes à IoT. O plano foi publicado em maio de 2018 no site do BNDES.

 

É professor visitante na Universidade de Columbia. Foi pesquisador visitante nas Universidades de Princeton e Oxford. Foi professor titular e coordenador da área de propriedade intelectual da Escola de Direito da FGV/RJ, onde fundou, em 2003, o Centro de Tecnologia e Sociedade, do qual foi diretor até 2013. Em julho de 2013, tornou-se pesquisador visitante do MIT Media Lab e representante da diretoria do MIT Media Lab para o Brasil. Fundador do Overmundo, pelo qual recebeu o Golden Nica do Prix Ars Electronica, na categoria Comunidades Digitais.

 

Foi presidente do iCommons de 2006 a 2008, organização voltada ao compartilhamento de conteúdo online. Apresenta semanalmente na GloboNews o programa Navegador, focado em inovação. Foi um dos fundadores da Escola de Direito da FGV/RJ. Ronaldo apresentou, na MTV Brasil, um programa chamado Mod MTV, focado em tecnologia e tendências, que estreou em abril de 2011, e escreve semanalmente para a Folha de S. Paulo.

 

É um dos 13 membros do Conselho de Comunicação Social, criado pelo artigo 224 da Constituição Federal, tendo por atribuição elaborar estudos, pareceres e recomendações, entre outras solicitações dos parlamentares, sobre temas relacionados à comunicação, mídia e liberdade de expressão. Em julho de 2015, foi reconduzido ao Conselho de Comunicação Social para seu segundo mandato e eleito Vice-Presidente do órgão. Foi também membro do Conselho Nacional de Combate à Pirataria, coordenado pelo Ministério da Justiça. É curador da Enciclopédia de Arte e Tecnologia do Itaú Cultural. É membro do Conselho de Administração de várias organizações, incluindo a Mozilla, Access Now, Stellar.org, Hospital Alemão Oswaldo Cruz, dentre outras.

 

Foi nomeado, em 2015, um dos Young Global Leaders pelo Fórum Econômico Mundial e, também, como um fellow (membro) da Ashoka, organização da sociedade civil global que reconhece e apoia o trabalho de empreendedores sociais.

 

Temas das Palestras

 

* Criatividade e Inovação;

* Direito;

* Tecnologia / Mídias Sociais.

 

07/2019


Outros Palestrantes do mesmo tema


Serviços
  • Clique aqui se você é um Palestrante e deseja participar do casting da Mix Palestras.
  • Clique aqui para obter uma proposta ou contratar um palestrante
Contato
  • (11) 3522-6622
  • (13) 3022-1177
  • (11) 98079-3030
  • e-mail:
    comercial@mixpalestras.com.br
  • skype:
    mix.palestras
  • twitter:
    @mixpalestras