Selecione o Profissional
 

Vladimir Pinheiro Safatle

Vladimir Pinheiro Safatle

TEMAS:


 

Vladimir Pinheiro Safatle é Filósofo, Escritor e Músico. Nascido no Chile. É professor titular da cadeira de Teoria das Ciências Humanas da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP (FFLCH-USP). Notabilizou-se ao grande público sendo colunista da Folha de S. Paulo. Sua produção intelectual centra-se nas áreas de epistemologia da psicanálise, psicologia, pensamento hegeliano na filosofia do século XX e filosofia da música.

 

Nasceu em Santiago, no Chile, filho do ex-guerrilheiro Fernando Safatle, então participante da luta armada pela Aliança Libertadora Nacional. Comprometida com a construção do socialismo chileno, sua família se mudou para o Brasil em virtude da ascensão de Augusto Pinochet ao poder, quando Vladimir tinha poucos meses de vida. No Brasil, instalaram-se primeiramente em Brasília e, a partir de 1987, em Goiânia, quando seu pai assumiu o cargo de Secretário do Planejamento no governo de Goiás.

 

Em 1991, mudou-se para SP, onde iniciou seus estudos universitários. Cursou simultaneamente a graduação em Filosofia na USP e em Publicidade na ESPM. Em 1997, concluiu o seu mestrado em Filosofia na USP. Em 2002, concluiu o doutorado em Espaços e Transformações da Filosofia, na Universidade Paris VIII. Sua tese de doutorado, intitulada A Paixão do Negativo: Modos de Subjetivação e Dialética na Clínica Lacaniana, foi publicada em 2006 pela Editora UNESP e traduzida para o francês em 2010 (Georg Olms Verlag).

 

Desde 2003, Vladimir é professor no Departamento de Filosofia da USP, sendo professor titular desde 2019, além de professor convidado e pesquisador em outras universidades e instituições europeias e americanas. É também compositor, tendo composto trilhas sonoras para peças de teatro, como Leite Derramado e Caesar, ambas de Roberto Alvim. Pela última, recebeu o Prêmio Aplauso de 2015 por Melhor Trilha Sonora Original. Em 2019, lançou, juntamente com a cantora Fabiana Lian, o album "Músicas de Superfície", com peças para piano e voz compostas entre 1994 e 1998.

 

Entre 2010 e 2019, foi colunista semanal do jornal Folha de S. Paulo. Atua constantemente em programas de TV, tendo sido comentarista político do Jornal da Cultura por 4 anos. Com participação política ativa, ministrou várias aulas públicas em greves e eventos de ocupação como "Ocupa Sampa" e "Ocupa Salvador". Em setembro de 2013, após um longo período de aproximação, filiou-se ao PSOL, onde foi convidado pelo diretório estadual do partido para tornar-se candidato ao Governo do Estado de SP. No entanto, a candidatura não prosperou por divergências internas.

 

Temas das Palestras

 

* Os afetos e o mundo político;

* Os desafios da ética diante de situações complexas;

* O discurso da felicidade como forma de controle social;

* Filosofias do tempo atual;

* As formas da liberdade: o que pode significar ser livre hoje?;

* Política e Acontecimento: sobre o novo eixo dos conflitos sociais no Brasil;

* Política dos afetos;

* Os Pensadores;

* Uma Política dos Afetos como estratégia de emancipação;

* Podemos, de fato, pensar de outra forma?.

 

08/2019


Outros Palestrantes do mesmo tema


Serviços
  • Clique aqui se você é um Palestrante e deseja participar do casting da Mix Palestras.
  • Clique aqui para obter uma proposta ou contratar um palestrante
Contato
  • (11) 3522-6622
  • (13) 3022-1177
  • (11) 98079-3030
  • e-mail:
    comercial@mixpalestras.com.br
  • skype:
    mix.palestras
  • twitter:
    @mixpalestras