Ricardo Neves é Mestre em Engenharia de Produção pela COPPE/UFRJ, Diplomado como Engenheiro Eletricista, com especialização em Eletrônica pela PUC/RJ, Sócio e Coordenador da itC Consultoria.
Tem experiência em serviços consultivos e assessoria de estratégia, comunicação, marketing e tem contato com o jogo do empreendedorismo social, envolvido com diversos empreendimentos e iniciativas socioambientais.
Adquiriu extensa experiência em trabalhos no Brasil e no exterior, trabalhando como consultor em planejamento e gestão de programas e projetos financiados por órgãos multilaterais de desenvolvimento (Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento, Banco Mundial, Banco Inter Americano para o Desenvolvimento, etc), em iniciativas com o objetivo de promover o desenvolvimento de infraestrutura urbana, desenvolvimento econômico, geração de renda, redução da pobreza, recuperação do meio-ambiente, fortalecimento e capacitação de organizações do terceiro setor, articulação de parcerias público privadas, etc.
Suas atividades aqui são principalmente de apoio consultivo para projetos e iniciativas de inovação que objetivam impacto (desenvolvimento econômico-social e sustentabilidades). Tem em vista muita inovação promissora, sobretudo para o desenvolvimento da Economia Circular e para o enfrentamento das questões climática, redução da desigualdade e aceleração da transformação digital. É inclusive jurado do concurso criado pela União Europeia para iniciativas de startups de impacto (European Social Innovation Competition)
Ricardo é frequentemente convidado para palestras e conferências, tanto no Brasil quanto no exterior, para abordar temas enfocando seus livros como por exemplo, Sensemaking: Liderança por Propósito e, sobretudo, sua paixão: inovação e mudança. Realiza cursos e workshops in company voltados para a alta administração, em escolas de negócios e universidades corporativas de primeira linha.
Temas das Palestras
* Aposentadoria;
* A Crise que não podemos desperdiçar;
Analisa e explica como a crise atual é resultante de uma conjunção complexa de problemas estruturais do Brasil, que não existe solução mágica e nem de curto prazo e que, por essas razões, não cabe às empresas esperar que tenhamos uma volta ao business as usual. Pelo contrário, o futuro no médio prazo é de nos dirigirmos para um "novo normal". Nesta perspectiva, de forma motivacional, instigante e positivamente provocativa, Ricardo Neves mostra que a melhor estratégia para as empresas é se adiantar e aproveitar a crise como um tempo para "pensar fora da caixa", de acelerar inovações e mudanças, tanto em seus negócios quanto em termos de mentalidade de seus colaboradores.
* Energia inteligente: Crise de energia e como vamos sair dela;
Palestra quem trata de desafios e oportunidades para a superação de um modelo obsoleto de produção e consumo de energia elétrica.
* Os 60 são os novos 40: Aposentadoria é para os fracos.
Palestra que se apoia em seu livro, concebido como uma ferramenta de desenvolvimento pessoal, e que se destina a dois segmentos distintos de público alvos: Corporativo e RH.
Objetivo: motivar e promover o espírito de inovação/reinvenção entre funcionários e colaboradores acima de 40 anos como forma de elevar a produtividade no trabalho. Eventos de instituições de seguridade e previdência, abertas e fechadas. Objetivo: promover a motivação dos segurados no sentido de estimulá-los a alongar criativamente a vida produtiva como o melhor investimento na em termos de segurança e qualidade de vida conjuntamente com a escolha de bons produtos e instituições previdenciários.
* Propósito e Impacto;
Palestra especial para o mundo corporativo brasileiro procurando esclarecer sobre a necessidade de mudança de mentalidade alinhada com as questões de Propósito e Impacto.
Livros
* Aposentadoria é para os fracos.
* Copo pela metade;
* Pegando no tranco: o Brasil do jeito que você nunca pensou;
* O novo mundo digital
* Ruptura;
* Sensemaking: Liderança por Propósito;
* Tempo de pensar fora da caixa.
04/2021