José Luiz Jansen de Mello, conhecido como Zeca de Mello, é Filósofo, Teólogo, Professor e Palestrante, reconhecido por sua atuação nas áreas de ética, Confiança, Liderança Humanizada, cultura organizacional e engajamento. Possui mestrado em Teologia pela PUC-Rio e doutorado em Teologia pela Pontifícia Universidade Gregoriana, em Roma, onde defendeu tese sobre a atualidade do pensamento de Santo Agostinho.
Após deixar o ministério sacerdotal período em que atuou como padre católico na Igreja da Ressurreição e liderou o movimento ecumênico Deus é Dez — realizou também MBA Executivo e pós-graduação em Administração de Empresas pela Coppead/UFRJ.
Ao longo de sua trajetória acadêmica, foi professor e coordenador do Departamento de Cultura Religiosa da PUC-Rio, atuando nos programas de graduação e pós-graduação, incluindo disciplinas ligadas à ética profissional. Também lecionou na Coppe/UFRJ em cursos de pós-graduação em Gestão do Conhecimento e Big Data, além de atuar como professor de ética na sociedade do conhecimento.
Zeca de Mello é professor convidado e palestrante da Fundação Dom Cabral, Fundação Getulio Vargas (FGV) e Insper. Seu trabalho combina sólida formação acadêmica com uma abordagem profundamente humana, estimulando reflexões sobre ética, credibilidade, confiança, cultura, responsabilidade social e o papel das pessoas nas organizações e na vida em sociedade.
Suas palestras, aulas e workshops têm contribuído para o desenvolvimento do pensamento crítico, do engajamento e da construção de legado em empresas e instituições de todo o Brasil. Atua junto a organizações como BNDES, Bradesco, Coca-Cola, Embrapa, Firjan, GE Aviation, Itaú, Nestlé, Oi, Petrobras, Sebrae, Seleção Brasileira de Vôlei Masculino, Sesc, Sicredi, TV Globo, Unilever, Vale e Vivo.
Temas das Palestras
* A arte de engajar pessoas;
* Credibilidade e Confiança;
* Empatia, prática necessária em tempos inquietos;
* Filosofia e ética da informação;
* Gratidão: a mais agradável das virtudes;
* Humanidades e os desafios da gestão contemporânea;
* O que podemos aprender com as crises?;
* Reaprender a aprender: desafio para pessoas e organizações;
* Valor da Cultura e do Legado.
26.05.at