Selecione o Profissional
 

Eliane Cantanhêde

Eliane Cantanhêde

TEMAS:


Eliane Cantanhêde é Jornalista e Comentarista. Formou-se em Jornalismo pela Universidade de Brasília. Iniciou a carreira antes de terminar o curso. Na formatura já era jornalista profissional havia quase 2 anos.

 

Começou no Jornal do Brasil, depois passou a repórter da revista Veja. Retornou ao JB, onde estreou como colunista, substituindo um dos ícones do jornalismo, Carlos Castello Branco.

 

Na trajetória, foi colunista do Estadão 2 vezes e diretora de Redação das sucursais do Globo e da Gazeta Mercantil em Brasília. Em 1997, seguiu para a Folha. Sempre em Brasília, dirigiu a sucursal da Folha de S. Paulo entre 1997 e 2003, e desde 1997 passou a escrever a coluna Brasília, 4 vezes por semana.

 

Em setembro de 2014, ficou classificada em 21º, no Top 50 jornalistas brasileiros mais admirados. A pesquisa nacional é realizada pelo Jornalistas&Cia e Maxpress e faz o levantamento dos múltiplos perfis e protagonistas de diferentes correntes de pensamento.

 

Participa do programa Em Pauta, da GloboNews. Ela divide a participação de Brasília com o também jornalista político Gérson Camarotti. Escreve sobre política brasileira, política externa, defesa e comportamento.

 

Em novembro de 2014, Eliane deixou a sucursal da Folha de S.Paulo em Brasília. A Eduardo Ribeiro, diretor do Portal dos Jornalistas, explicou: "Saí depois de 17 anos da Folha, escrevendo a coluna Brasília, aos domingos, terças, quintas e sextas. Fico, portanto, como comentarista do GloboNews em pauta, das 20h às 21h, ao vivo, e da Rádio Metrópole da Bahia".

 

Escreveu 3 livros: As cidades do Brasil: Brasília (Publifolha, 2005), sobre a capital federal; José Alencar: Amor à Vida (2010, Sextante), sobre a vida do ex-vice presidente da República (2003-2010), e O PFL (Publifolha, 2009), sobre o Partido da Frente Liberal, agremiação político-partidária que existiu de 1984 (surgindo como uma dissidência do PDS, partido governista à época) a 2009, quando transformou-se em Democratas (DEM).

 

Após 17 anos na Folha de S. Paulo, Eliane estreou em janeiro de 2015 uma coluna no jornal O Estado de S. Paulo, além de comentários de Política na Rádio Estadão.

 

Ela segue, paralelamente ao seu trabalho na GloboNews, como comentarista do Em Pauta.

 

Em 2015 voltou a ser eleita entre os Top 50 dos mais admirados jornalistas brasileiros, e nesta edição conquistou também o 6º lugar entre os Top 10 da Regional Centro-Oeste, ou seja, entre os melhores jornalistas na cobertura dos acontecimentos políticos diretamente de Brasília.

 

Em 2016, por ocasião do Dia Internacional das Mulheres, Eliane foi eleita entre 'As Mais Admiradas Jornalistas Brasileiras'. Em março de 2016, passou a fazer comentários para o Jornal da Itatiaia, da Rádio Itatiaia. A colunista aborda temas de política e economia. Ela segue como colunista do Estadão, comentarista do telejornal GloboNews Em Pauta e das rádios Estadão e Metrópole, da Bahia.

 

Em 2016 e 2017, foi vencedora do Troféu Mulher Imprensa, na categoria colunista de jornalismo impresso, pelo voto popular.

  

Temas das Palestras

 

* Economia: Cenário Nacional e Internacional;

* Ética;

* Política.

 

02/2019


Outros Palestrantes do mesmo tema


Serviços
  • Clique aqui se você é um Palestrante e deseja participar do casting da Mix Palestras.
  • Clique aqui para obter uma proposta ou contratar um palestrante
Contato
  • (11) 3522-6622
  • (13) 3022-1177
  • (11) 98079-3030
  • e-mail:
    comercial@mixpalestras.com.br
  • skype:
    mix.palestras
  • twitter:
    @mixpalestras