Selecione o Profissional
 

Mano Menezes

TEMAS:


Luiz Antônio Venker Menezes, conhecido como Mano Menezes, é Treinador e Ex-Jogador de Futebol. Foi considerado pela Revista Época um dos 100 brasileiros mais influentes de 2009.

 

Mano é formado em Educação Física. Sua vida no futebol começou como jogador e assumiu a posição de técnico em 1992, nas categorias de base de times gaúchos.

 

A estreia como treinador de times principais aconteceu em 1997, e em 2002 veio o primeiro título. Naquele ano, venceu com o Guarani de Venâncio Aires, clube do interior do Rio Grande do Sul, o Campeonato Gaúcho. E em 2004, à frente do 15 de Novembro, chegou ao 3° lugar na Copa do Brasil, com uma campanha consagrada e que o levou ao comando do Caxias e, posteriormente, ao Grêmio.

 

No tricolor gaúcho fez história. Trouxe o time de volta à Série A do Campeonato Brasileiro em 2005, no jogo que ficou conhecido como a "batalha dos aflitos". Na ocasião, o Grêmio venceu o Náutico com apenas sete jogadores em campo.

 

No ano seguinte, conquistou o título do Campeonato Gaúcho e alcançou o terceiro lugar no Campeonato Brasileiro, classificando o clube para a Copa Libertadores da América. Em 2007, levou o Grêmio ao bicampeonato gaúcho e à final da Libertadores.

 

Após uma trajetória de sucesso pelos clubes gaúchos, Mano aceitou um novo desafio na segunda divisão: levar o Corinthians de volta à a elite do futebol brasileiro. Para a alegria da fiel corinthiana, o resultado foi o esperado e a equipe tornou-se campeã da Série B do Campeonato Brasileiro de 2008, garantindo o seu retorno à Primeira Divisão. Em 2009, foram 2 grandes conquistas: Campeão Paulista Invicto e Campeão da Copa do Brasil.

 

Em julho de 2010, após liderar o Timão por 10 rodadas à frente do Campeonato Brasileiro, Mano foi convidado para comandar a Seleção Brasileira no projeto visando a Copa do Mundo de 2014. Em julho, seu nome foi confirmado como o novo técnico.

 

Depois de 2 anos e meio à frente da equipe, com 2 títulos do Superclássico das Américas e a prata nos Jogos Olímpicos de Londres 2012, Mano deixou o cargo de treinador em novembro de 2012.

 

Após uma pausa de cerca de meio ano, o técnico foi apresentado como treinador do Flamengo em junho de 2013. Pouco mais de 3 meses depois, Mano deixou o comando do clube carioca por decisão própria.

 

Em 2013, recebeu um convite do Corinthians e, na temporada de 2014, um novo desafio: comandar o Timão novamente. O técnico foi apresentado oficialmente à Nação Alvinegra em janeiro de 2014. Pelo Campeonato Paulista de 2014, o Corinthians comandado por Mano não foi bem e não passou da primeira fase. Mas o time se encaixou e começou bem no Brasileirão.

 

Nos anos seguintes, passou pelo Cruzeiro e, em seguida, pelo time chinês Shandong Luneng, obtendo bons resultados em ambos. Retornou ao comando do Cruzeiro em 2016, deixando o time em agosto de 2019.

 

Em setembro de 2019, acertou com o Palmeiras até o fim de 2021, substituindo Luiz Felipe Scolari.

 

08/2020


Outros Palestrantes do mesmo tema


Serviços
  • Clique aqui se você é um Palestrante e deseja participar do casting da Mix Palestras.
  • Clique aqui para obter uma proposta ou contratar um palestrante
Contato
  • twitter:
    @mixpalestras
  • Mande-nos uma Mensagem