Selecione o Profissional
 

Mano Menezes

TEMAS:


Luiz Antônio Venker Menezes, conhecido como Mano Menezes, é Treinador e Ex-Jogador de Futebol. Foi considerado pela Revista Época um dos 100 brasileiros mais influentes de 2009.

 

Mano é formado em Educação Física. Sua vida no futebol começou como jogador e assumiu a posição de técnico em 1992, nas categorias de base de times gaúchos.

 

A estreia como treinador de times principais aconteceu em 1997, e em 2002 veio o primeiro título. Naquele ano, venceu com o Guarani de Venâncio Aires, clube do interior do Rio Grande do Sul, o Campeonato Gaúcho. E em 2004, à frente do 15 de Novembro, chegou ao 3° lugar na Copa do Brasil, com uma campanha consagrada e que o levou ao comando do Caxias e, posteriormente, ao Grêmio.

 

No tricolor gaúcho fez história. Trouxe o time de volta à Série A do Campeonato Brasileiro em 2005, no jogo que ficou conhecido como a "batalha dos aflitos". Na ocasião, o Grêmio venceu o Náutico com apenas sete jogadores em campo.

 

No ano seguinte, conquistou o título do Campeonato Gaúcho e alcançou o terceiro lugar no Campeonato Brasileiro, classificando o clube para a Copa Libertadores da América. Em 2007, levou o Grêmio ao bicampeonato gaúcho e à final da Libertadores.

 

Após uma trajetória de sucesso pelos clubes gaúchos, Mano aceitou um novo desafio na segunda divisão: levar o Corinthians de volta à a elite do futebol brasileiro. Para a alegria da fiel corinthiana, o resultado foi o esperado e a equipe tornou-se campeã da Série B do Campeonato Brasileiro de 2008, garantindo o seu retorno à Primeira Divisão. Em 2009, foram 2 grandes conquistas: Campeão Paulista Invicto e Campeão da Copa do Brasil.

 

Em julho de 2010, após liderar o Timão por 10 rodadas à frente do Campeonato Brasileiro, Mano foi convidado para comandar a Seleção Brasileira no projeto visando a Copa do Mundo de 2014. Em julho, seu nome foi confirmado como o novo técnico.

 

Depois de 2 anos e meio à frente da equipe, com 2 títulos do Superclássico das Américas e a prata nos Jogos Olímpicos de Londres 2012, Mano deixou o cargo de treinador em novembro de 2012.

 

Após uma pausa de cerca de meio ano, o técnico foi apresentado como treinador do Flamengo em junho de 2013. Pouco mais de 3 meses depois, Mano deixou o comando do clube carioca por decisão própria.

 

Em 2013, recebeu um convite do Corinthians e, na temporada de 2014, um novo desafio: comandar o Timão novamente. O técnico foi apresentado oficialmente à Nação Alvinegra em janeiro de 2014. Pelo Campeonato Paulista de 2014, o Corinthians comandado por Mano não foi bem e não passou da primeira fase. Mas o time se encaixou e começou bem no Brasileirão.

 

Nos anos seguintes, passou pelo Cruzeiro e, em seguida, pelo time chinês Shandong Luneng, obtendo bons resultados em ambos. Retornou ao comando do Cruzeiro em 2016, e segue como treinador do time atualmente.

 

05/2019


Outros Palestrantes do mesmo tema


Serviços
  • Clique aqui se você é um Palestrante e deseja participar do casting da Mix Palestras.
  • Clique aqui para obter uma proposta ou contratar um palestrante
Contato
  • (11) 3522-6622
  • (13) 3022-1177
  • (11) 98079-3030
  • e-mail:
    comercial@mixpalestras.com.br
  • skype:
    mix.palestras
  • twitter:
    @mixpalestras