Selecione o Profissional
 

Pascoal da Conceição (Dr. Abobrinha)

Pascoal da Conceição (Dr. Abobrinha)

TEMAS:


Pascoal da Conceição é Ator, Dublador, Produtor Teatral e Diretor. Seus papéis mais conhecidos são o de Dr. Abobrinha na série infantil "Castelo Rá-Tim-Bum"; e o de Mário de Andrade na minissérie "Um Só Coração". Este último papel foi revivido em uma participação especial na minissérie JK.

 

Dos 100 capítulos do Castelo Rá-Tim-Bum, o Dr. Abobrinha, principal antagonista da família Stradivarius, aparece somente em 20. No entanto, o vilão atrapalhado que quer o castelo do Dr. Victor a todo custo faz um enorme sucesso entre as crianças.

 

Essa popularidade garantiu ao ator, responsável por dar vida ao personagem, lugar de destaque no elenco do filme inspirado no programa. Além disso, deu origem também a uma peça infantil, Este Castelo Será Meu, Meu, Meu!!!, de volta ao cartaz no Teatro Augusta, em SP. A peça ganhou forma durante uma exposição dos cenários do filme no Sesc Belenzinho. Para dar mais dinâmica ao evento, os responsáveis pediram aos atores que fizessem performances para as crianças. "Queriam que a gente contasse algumas histórias para a meninada", relembra ele. "Mas preferi escrever um texto baseado numa experiência da minha infância." Nasceu, então, o monólogo em que o Dr. Abobrinha tenta bolar um plano para conquistar o castelo.

 

Durante a apresentação, Pascoal troca de figurino 6 vezes, mostrando alguns dos disfarces que utiliza para tentar enganar a família Stradivarius. "As crianças se identificam com ele, dão conselhos de como entrar no castelo, querem ajudá-lo de alguma maneira". 

 

Versátil e inspirado, Pascoal chega a colocar em seus "cacos" (improvisações) trechos de peças de Shakespeare, como Hamlet. "Eles podem não saber o que é, mas sacam que tem um sentido naquela hora", diz o ator, que faz uma espécie de coringa na montagem de A Megera Domada, sob a direção de Mauro Mendonça Filho.

 

Pascoal considera o Dr. Abobrinha um "presente". Conseguiu o papel por puro acaso, quando deu carona para um conhecido que trabalhava na produção da série. O ator, que também atua como locutor, estava a caminho da Rede Cultura para colocar a voz em um documentário. "Cheguei lá e acabei fazendo o teste por pura farra", relembra. "O Cao (Hamburguer, autor e diretor da série) disse que ia me testar para o Dr. Victor e o Dr. Abobrinha; quando terminei, ele disse que tinha encontrado o vilão".

 

Oriundo do teatro, Pascoal estudou na Escola de Arte Dramática da USP. Considera a passagem de 15 anos pelo Teatro Oficina um dos melhores momentos de seu currículo. "Foi lá que eu fui desconstruído para depois ser remoldado". Entusiasmado com as novas possibilidades, ele quer mais televisão. "As possibilidades desse veículo são imensas", diz. "E a gente tem que estar lá para poder fazer algo melhor".

 

Realiza trabalhos como Mestre de Cerimônias.

 

06/2019


Outros Palestrantes do mesmo tema


Serviços
  • Clique aqui se você é um Palestrante e deseja participar do casting da Mix Palestras.
  • Clique aqui para obter uma proposta ou contratar um palestrante
Contato
  • (11) 3522-6622
  • (13) 3022-1177
  • (11) 98079-3030
  • e-mail:
    comercial@mixpalestras.com.br
  • skype:
    mix.palestras
  • twitter:
    @mixpalestras