"Um MIX de soluções para seu evento"     comercial@mixpalestras.com.br
contatos: (11) 3522-6622 / (11) 98079-3030 / (13) 98828-8929


Sérgio Besserman Vianna



Sérgio Besserman Vianna

Economista pela PUC/RJ. Foi presidente do IBGE e o primeiro diretor da área social do BNDES, Atualmente, é o Presidente do Instituto de Pesquisas Jardim Botânico do RJ.


Vídeos



Sérgio Besserman Vianna é Economista, graduado pela PUC/RJ. Foi presidente do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Atualmente, é o Presidente do Instituto de Pesquisas Jardim Botânico do RJ.

 

Ganhador do Prêmio BNDES de Economia de 1987 com sua tese sobre a política econômica do segundo governo Vargas, orientado pelo professor e também economista Winston Fritsch, Besserman se tornou funcionário do BNDES em 1988. Fez carreira executiva, chegando a diretor de planejamento. Trabalhou ao lado de diversos presidentes do BNDES, entre eles Eduardo Modiano, Pérsio Arida e Luiz Carlos Mendonça de Barros, no processo de reforma modernizante do aparelho de estado brasileiro e reestruturação da indústria, que incluiu corte de gastos e privatização de empresas estatais. Foi o primeiro diretor da área social do BNDES, quando ela foi recriada, em 1997.

 

No segundo mandato do governo FHC (1999-2003), Sérgio foi presidente do IBGE, quando comandou a realização do Censo 2000. Em Brasília, ficou conhecido como 'o louco do IBGE', depois de trocar a carreira segura de diretor do BNDES pela panela de pressão do IBGE, que à época contava com uma estrutura precária.

 

Ambientalista, é membro do conselho diretor da WWF Brasil e trabalha no tema Mudanças Climáticas desde 1992, tendo sido membro da missão diplomática brasileira em 2 Conferências das Partes da ONU. Foi presidente do Instituto Pereira Passos, da cidade do RJ, e preside a Câmara Técnica de Desenvolvimento Sustentável e de Governança Metropolitana da cidade. É professor de economia brasileira na PUC/RJ, comentarista de sustentabilidade no GloboNews e na Rádio CBN.

 

É um dos irmãos do humorista Bussunda (Cláudio Besserman Vianna), falecido em 2006.

 

Temas das Palestras


* Economia: Cenário Nacional e Internacional;
* Educação;
* As Mudanças Climáticas e as Cidades;

* Sustentabilidade e Meio Ambiente.

 

08/2019

Mande-nos uma Mensagem