Selecione o Profissional
 

Marcia Tiburi

Marcia Tiburi

TEMAS:


Marcia Tiburi é Filósofa, Artista Plástica, Professora Universitária de Filosofia, Escritora e Política. Graduada em Filosofia (PUC/RS) e Artes (UFRGS) e Mestre (PUC/RS) e Doutora em Filosofia (UFRGS).

 

Publicou diversos livros de filosofia, entre eles as antologias As Mulheres e a Filosofia (Editora Unisinos, 2002), O Corpo Torturado (Ed. Escritos, 2004), Mulheres, Filosofia ou Coisas do Gênero (2008, Edunisc) e Seis Leituras sobre a Dialética do Esclarecimento (2009, UNIJUí).

 

Publicou também os ensaios: Crítica da Razão e Mímesis no pensamento de Theodor Adorno (EDIPUCRS, 1995), Uma outra história da razão (Ed. Unisinos, 2003), Diálogo sobre o Corpo (Escritos, 2004), Filosofia Cinza: A melancolia e o corpo nas dobras da escrita (Escritos, 2004) e Metamorfoses do Conceito (Ed. UFRGS, 2005).

 

Em 2008, publicou Filosofia em Comum: para ler junto (Record). Em 2009, publicou em parceria com Denise Mattar o livro Maria Tomaselli, sobre a artista homônima. Em 2010, publicou o infantil Filosofia Brincante (Record) e Diálogo/Desenho (Ed. SENAC). Em 2011, publicou Olho de Vidro, a televisão e o estado de exceção da imagem (Record). Publicou os romances Magnólia em 2005, indicado em 2006 ao Jabuti de melhor romance e o 2º volume da série Trilogia Íntima, chamado A Mulher de Costas, em 2006 (ambos pela Ed. Bertrand Brasil). Em 2009, finalizou, com o romance O Manto (pela Ed. Record), a série Trilogia Íntima. Em 2012, publicou o romance Era Meu esse Rosto (Ed. Record) e os livros Diálogo/Dança e Diálogo/Fotografia (Ed. SENAC).

 

Como escritora, já participou de diversos eventos literários, entre eles a Jornada Literária de Passo Fundo, a Fliporto, o Festival da Mantiqueira, a Tarrafa Literária de Santos, as Bienais do RJ, SP e MG, as feiras de Ribeirão Preto, de Porto Alegre, de Santa Maria, a Panamazônica de Belém, entre diversas outras.

 

Escreveu para várias revistas e jornais e desde 2008 é colunista da Revista Cult. Ministra aulas nos cursos livres de filosofia e nos laboratórios de escrita criativa da Escola Passagens, no RJ. É professora do Programa de Pós-Graduação em Educação, Arte e História da Cultura da Universidade Mackenzie e professora convidada da Fundação Dom Cabral. 

 

Marcia filiou-se ao PT em março de 2018, após almoço com o ex-presidente Lula. Anteriormente, a filósofa fez parte dos quadros do PSOL, entre 2013 e 2017. Em maio de 2018, membros do PT decidiram que Marcia Tiburi seria a candidata da legenda ao Governo do Estado do RJ nas eleições de 2018 no lugar de Celso Amorim que, até então, era apontado como o candidato a governador do RJ do partido. A filósofa foi confirmada como candidata do PT ao Governo do Estado do RJ na convenção estadual da legenda, realizada em agosto de 2018. No 1º turno, Marcia Tiburi obteve 447.376 votos (5,85% do total de votos válidos), ficando de fora do segundo turno e não se elegendo ao cargo disputado.

 

Temas das Palestras

 

* Educação;

* Ética;

* Filosofia.

 

05/2019


Outros Palestrantes do mesmo tema


Serviços
  • Clique aqui se você é um Palestrante e deseja participar do casting da Mix Palestras.
  • Clique aqui para obter uma proposta ou contratar um palestrante
Contato
  • twitter:
    @mixpalestras