Selecione o Profissional
 

Alexandre Sayad

Alexandre Sayad

TEMAS:


Alexandre Sayad é Jornalista, Escritor e Educador. É representante na América Latina e Caribe do Think Tank GAPMIL (Global Alliance for Partnerships on Media and Information Literacy), da Unesco, e Fundador da ZeitGeist Educação, Cultura e Mídia.

 

Completou o Ensino Básico em diversas instituições privadas paulistanas. No Ensino superior cursou publicidade e propaganda na FAAP e jornalismo na Fundação Cásper Líbero. Especializou-se em Comunicação Comunitária na mesma Fundação e Novos Negócios na Universidade da Califórnia.

 

Depois de experimentar trabalhos como garçom, barman e fundar um confecção de roupas, em 1995 Sayad iniciou seu trabalho em comunicação em assessorias de imprensa de escolas privadas e no comunitário Jornal Bela Vista.

 

Após um sabático em Londres e contato diário com a BBC, em 1999 Sayad começou a pesquisar e desenvolver projetos nas áreas de Educação, Inovação e Comunicação juntamente com Gilberto Dimenstein, Fernando Rossetti e Ismar Soares. O período é um divisor de águas na carreira do jornalista, que passa a se dedicar também a questões da educação.

 

Com Dimenstein e Rossetti, fundou a Cidade Escola Aprendiz, referência pela Universidade de Harvard com seu modelo de Bairro-Escola. Lá, desenvolveu projetos de alfabetização midiática e educomunicação em parceria com a rádio 89 FM e a MTV Brasil, além de lançar o portal Aprendiz.

 

Como repórter, foi colaborador em diversas publicações da Editora Abril, Editora Nova Cultural e Rádio Brasil 2000 FM – com o programa “Educação é Informação“ e a revista Trip. Foi colunista do portal Aprendiz, O Estado de S.Paulo, dentre outros. Na área de advocacy, é cofundador da Rede Andi Brasil (Rede de Agência de Notícias para os Direitos da Infância) e Rede CEP (Rede de Comunicação, Educação e Participação).

 

Em 2011, foi diretor e cocriador do aplicativo comunitário MyFunCity, que recebeu o prêmio destaque da WSA das Nações Unidas no ano seguinte. Em 2012, lançou o livro “Idade Mídia – A Comunicação Reinventada na Escola”, pela Editora Aleph.

 

Na área da alfabetização midiática, é fundador e membro do conselho do ABPEDUCOM (Associação Brasileira dos Profissionais e Pesquisadores de Educomunicação) e da GAPMIL (Global Alliance for Partnerships on Media and Information Literacy), da UNESCO Paris. No MEC (Ministério da Educação), foi consultor em 2009 e ajudou no desenvolvimento da política de educação integral Mais Educação.

 

Sayad é coordenador do Conselho Consultivo do programa Educamídia (iniciativa do Instiututo Palavra Aberta e Google) e membro do conselho acadêmico da revista Comunicar (da Universidade de Huelva, Espanha). É também consultor nas principais escolas privadas.

 

Desenvolveu projetos de inovação para redes públicas e privadas de ensino, quando fundou o MEL (Media Education Lab) e ZeitGeist. Entre eles destacam-se Colégio Bandeirantes, Escola Nossa Senhora da Graças, Escola Lourenço Castanho, Escola Concept, Escola Viva, Somos Educação, Rede municipal de São Paulo (SP), entre outros.

 

Com o escritor José Santos, lança em 2019 sua primeira ficção, pela Editora SESI-SP: “A Misteriosa Carta Portuguesa”.

 

Publicações

 

* A Terceira Face. Poesia Concreta;
* Idade Mídia: "A Comunicação Reinventada na Escola". Editora Aleph;
* Media and Information Literacy and Intercultural Dialogue. Milid YearBook 2013;
* Aprendiz do Futuro (colaborador);
* Educomunicação: O conceito, o profissional e a aplicação (colaborador);
* Educomunicação, Redes Sociais e Interatividade (colaborador);
* Educação, Comunicação e Participacão: Perspectivas para Políticas Públicas (editor);
* 10 lições de Filosofia para um Brasil Cidadão (colaborador);
* 10 lições de Sociologia para um Brasil Cidadão (colaborador).

 

Temas das Palestras

 

* Fake News: como as escolas e a sociedade podem enfrentar essas questões;

 

* A educação corre atrás de um tempo perdido – se transforma rapidamente. Quais são afinal os elementos fundamentais para uma educação de qualidade? Como governos e empresas lidam com o desafio de uma educação para a vida toda? Como cada um de nós é um educador em potencial na sociedade em rede? Qual o papel da família nessa rede de aprendizagem? São perguntas que requerem uma profunda reflexão para pensar no futuro.

 

Sayad palestrou sobre a educação e mídia latino-americanas em eventos nos EUA, França, Egito, Jamaica, México e Nigéria.

 

Também realiza trabalhos como Mediador e Mestre de Cerimônias em eventos do tema.

 

09/2019


Outros Palestrantes do mesmo tema


Serviços
  • Clique aqui se você é um Palestrante e deseja participar do casting da Mix Palestras.
  • Clique aqui para obter uma proposta ou contratar um palestrante
Contato
  • (11) 3522-6622
  • (13) 3022-1177
  • (11) 98079-3030
  • e-mail:
    comercial@mixpalestras.com.br
  • skype:
    mix.palestras
  • twitter:
    @mixpalestras