Selecione o Profissional
 

Mestre Adamastor

TEMAS:


Você já parou pra pensar que por trás da magia, sonho e encanto que são exibidos em alguns poucos minutos de desfile, existe muita paixão, dedicação, organização e criatividade? Esses são valores imprescindíveis para a realização de um dos maiores espetáculos da Terra: o Carnaval!


Todos estes conceitos são aplicados de forma lúdica no ambiente corporativo, através da Escola de Samba Corporativa! Uma atividade que faz analogia entre o universo do carnaval no ambiente corporativo.

 

Em 1994, Mestre Adamastor, já consagrado como mestre de bateria e campeão do carnaval paulista, começou a levar para dentro das empresas os conceitos de administração e gestão de pessoas, aspectos essenciais em uma escola de samba. Prepare-se para mergulhar em um novo, diferente e fascinante universo no Treinamento e Desenvolvimento de Pessoas.

  

Uma Escola de Samba Diferente

 

Em um auditório os participantes nem imaginam o que vai acontecer. Tudo acontece como uma grande surpresa, Mestre Adamastor é apresentado de forma simples sem revelar sua verdadeira identidade. Gradualmente ele vai conquistando os presentes, propondo uma entrega total.

 

Mestre Adamastor convida todos os presentes a deixarem a resistência de lado, conectando-os de um modo que todos percebam a influência de cada um em seu companheiro, conduzindo-os a uma atitude positiva, criando um ambiente de entrega e envolvimento total.

 

Semelhante às batidas do coração e em meio a suas palavras que tocam a alma dos presentes, uma contagem regressiva é iniciada.

 

Então, a bateria do Mestre Adamastor, que estava posicionada no fundo do auditório, entra tocando de forma potente, pulsante e envolvente! Mestre Adamastor apresenta os instrumentos e suas funções logo em seguida são divididos os grupos O êxtase é geral! Em cada rosto percebe-se as reações de alegria, surpresa e admiração, buscando entender o que está acontecendo e qual a relação existente entre o momento e o evento.

 

Uma pausa na bateria e Mestre Adamastor revela sua verdadeira identidade. Os instrumentos e suas funções dentro da bateria são apresentados um a um. Nesse instante, o Mestre trabalha no grupo valores como: "paixão pelo que se faz", "a importância dos relacionamentos" e "o poder da influência na busca pelos resultados"

 

Trabalho em equipe, garantia de sucesso!


Cada grupo recebe a orientação de monitores para aprendizado dos instrumentos. Divididos os grupos, é hora de por a mão na massa! Cada grupo recebe o acompanhamento dos monitores em número suficiente à quantidade de participantes. Eles dão orientação e conduzem a parte de aprendizado e execução.

 

Aspectos como trabalho em equipe, liderança e criatividade são fortemente trabalhados nesta etapa da atividade. Nela os participantes podem aprender a tocar um instrumento da bateria, criar fantasias, compor sambas-enredo, coordenar a harmonia, ensaiar coreografias e grito de guerra. O potencial de cada indivíduo é trabalhado, buscando a superação. O prazo curto, para realização de tarefas novas e complexas, faz com que todos trabalhem com foco e responsabilidade. A avaliação, feita com base no desempenho grupal, obriga-os a trabalhar em plena sintonia, como uma verdadeira equipe, pois se apenas um colaborador não der o melhor de si, o resultado poderá ser comprometido. Este é sem dúvida um momento de superação do indivíduo e do grupo como um todo.

 

Trabalho feito! Chega a hora de apresentar os resultados. Agrupados em alas ou naipes de instrumentos os colaboradores agora formam uma verdadeira escola de samba. Regidos pelo apito e sob o olhar do experiente Mestre Adamastor, o time mostra o que aprendeu. Cada um faz uma pequena parte, que faz todo o sentido e diferença no resultado. Esbanjando alegria, paixão e entusiasmo, numa atitude de entrega e doação, como na avenida, fazendo o melhor em busca da nota 10.

  

Um Show de Celebração

 

Finalmente, Mestre Adamastor pede para que todos deixem de lado seus instrumentos para celebrar este momento com um show completo de uma escola de samba, envolvendo casal de mestre-sala e porta-bandeira, passistas, coreógrafos, destaques de luxo e até baianas. É um momento de coroação pelo objetivo conquistado, no qual todos podem festejar.

 

Num misto de grande alegria e satisfação cada colaborador ouve atentamente a mensagem do Mestre no momento do debriefing. Suas palavras de encorajamento, reafirmam o fato de que "com trabalho em equipe pessoas de realidades diferentes podem apresentar um resultado além das expectativas". Nesse clima, Mestre Adamastor convida um ou mais gestores para um momento simbólico: a entrega do pavilhão (bandeira com logomarca), que para a escola de samba é o símbolo mais alto de sua representação.

 

Depois da atividade motivacional os colaboradores cebebram com um show de escola de samba, com casal de mestre-sala e porta-bandeira, passistas e coreógrafos. De mãos dadas, todos se comovem após o debriefing e a palavra dos gestores. Todos de mãos dadas ao alto, recebem as últimas palavras do Mestre, reafirmando o objetivo, elogiando a conquista e comprovando a capacidade individual, que somada, altera o resultado de todo o grupo.

 

O tempo da atividade pode ser adequado de acordo com a necessidade do cliente. As atividades duram em média 2h. Entretanto, o tempo de execução é muito flexível e pode variar conforme a necessidade do cliente.

 

Dinâmica Escola de Samba

 

É o treinamento mais completo e com maior grau de complexidade, ele inclui a parte conceitual (palestra, briefing e debriefing) e a parte vivencial integral, pois todos os participantes se dividirão em alas, comissão de frente, casais de mestre-sala e porta-bandeira, bateria, compositores e baianas. Esses grupos podem ser alterados de acordo com cada evento conforme a necessidade do cliente.

 

Neste formato os integrantes, conforme o tipo de grupo, terão a experiência de: aprender a tocar um instrumento de percussão; confeccionar sua fantasia e chapéu; compor parcialmente ou integralmente o samba enredo corporativo e interpretá-lo; ensaiar coreografias.

 

Após os ensaios os grupos retornam para formar e desfilar como uma escola de samba completa. Para a confecção de fantasias, ofereceremos: tecidos, rendas, chapéus, adereços, placas de "vacum form", perucas e instrumentos como tesouras e cola quente. Cada equipe terá o acompanhamento de um monitor específico à sua atividade. Todos os instrumentos da bateria são fornecidos pela nossa equipe pelo período necessário para aprendizado e execução.

 

Benefícios: consciência sobre o potencial coletivo; lidar com desafios em momentos de pressão e estresse; engajamento e alta performance; criatividade e trabalho em equipe.

  

Atividade Bateria

 

Este treinamento de alto impacto, inclui a parte conceitual e vivencial, na qual, todos os participantes formam uma bateria de escola de samba. Conduzidos para tocar em plena sintonia; são expostos a um alto grau de dificuldade no aprendizado do instrumento, bem como a pressão de ter que aprender, executar individualmente e em grupo um instrumento de percussão num curto espaço de tempo. Além disso o aspecto da criatividade pode ser trabalhado através da confecção de fantasias, que pode ser incluído como item adicional deste treinamento. Desta forma, além de aprender o instrumento, os colaboradores irão criar as próprias fantasias, que deverão ser harmônicas entre si.

 

Na Atividade Bateria Escola de Samba, os integrantes irão: aprender a tocar um instrumento de percussão; confeccionar sua fantasia e chapéu (opcional); tocar em conjunto e desfilar como uma bateria de escola de samba.

 

Todos os participantes recebem instrumentos musicais e acompanhamento de monitores para o aprendizado. É possível contratar a confecção de fantasias, na qual são fornecidos materiais e uma equipe para que cada colaborador se customize. Pode ser aplicado em grupos com qualquer quantidade de pessoas.

 

Benefícios: aprender sobre ritmo e harmonia no trabalho; coordenação e cooperação; alta performance em equipe; desenvolvimento de competências: atitude, determinação, crenças positivas e energia.

 

Carnaval Corporativo

 

Na Vivência Carnaval Corporativo, oferecemos a possibilidade de proporcionar a sua equipe a experiência do carnaval levada ao extremo. Seus colaboradores poderão desfilar em conjunto, formando uma ala no Carnaval 2013 de São Paulo e, no sambódromo, viverão na prática não só a alegria e descontração desse momento, mas também a pressão e a responsabilidade de se atingir a excelência na avaliação final: a nota 10!

 

Benefícios: vivência real no sambódromo; superação de desafios; energia e total concentração; transformação do conhecimento em sabedoria.

 

Palestra do Mestre Adamastor

 

"O sucesso acontece quando todos, sem exceção, acreditam naquilo que fazem e não têm nenhuma dúvida de que são imprescindíveis". 

 

Além dos formatos vivenciais, há ainda a possibilidade de aplicar apenas a parte conceitual através da Palestra Mestre Adamastor. Utilizando elementos conceituais, de forma descontraída, ele aborda temas relacionados ao carnaval ou a estrutura de um projeto de uma escola de samba; desde a sua conceitualização até a sua concretização. Assim, é traçado um paralelo entre as escolas de samba e as empresas, tocando em aspectos fundamentais para uma escola de samba: trabalho em equipe, paixão pelo que se faz e superação de desafios! Neste formato ainda é possível incluir uma pequena atividade prática, com alguns instrumentos da bateria. A infraestrutura, o grupo de monitores e até mesmo o tempo de execução também podem ser reduzidos, o que torna viável a realização em qualquer lugar do Brasil ou exterior; em auditórios ou até mesmo na própria empresa.

 

Os colaboradores poderão: participar de uma palestra motivacional diferente e descontraída; interagir executando de forma básica algum instrumento de percussão (opcional); perceber uma visão diferente sobre seu trabalho e a forma como ele é executado; estimular-se a buscar os resultados; aprender o valor do trabalho em equipe; entender a importância de um projeto bem estruturado.

 

06/2019

 


Outros Palestrantes do mesmo tema


Serviços
  • Clique aqui se você é um Palestrante e deseja participar do casting da Mix Palestras.
  • Clique aqui para obter uma proposta ou contratar um palestrante
Contato
  • (11) 3522-6622
  • (13) 3022-1177
  • (11) 98079-3030
  • e-mail:
    comercial@mixpalestras.com.br
  • skype:
    mix.palestras
  • twitter:
    @mixpalestras