Selecione o Profissional
 

Edney Silvestre

Edney Silvestre

TEMAS:


Edney Silvestre é Jornalista, Escritor, Palestrante, Conferencista, Roteirista e Produtor. Venceu o Prêmio Jabuti de melhor romance e o Prêmio São Paulo de Literatura, ambos em 2010. 

 

Foi correspondente internacional da Rede Globo nos EUA, onde cobriu os ataques terroristas em setembro de 2001 e a devastação no Iraque.

 

No GloboNews, Edney criou o programa Milênio, com Paulo Francis, e desde 2002 é o âncora do GloboNews Literatura. Dentre seus já entrevistados estiveram John Updike, Ohran Pamuk, Mário Vargas Llosa, Nadine Gordimer, José Saramago, João Ubaldo Ribeiro, Adélia Prado, Lygia Fagundes Telles, Antônio Lobo Antunes, Zélia Gattai, Milton Hatoum, Michael Cunningham e David Hare.

 

 

Em novembro de 2011, Edney lançou o romance "A felicidade é fácil”, que foi chamado de "sublime" pelo escritor Luiz Ruffato. Os direitos de tradução foram adquiridos na França, EUA e Grã-Bretanha.

 

Incluído pela Revista Época entre as 100 personalidades mais influentes do Brasil em 2011, ao lado de Fernando Henrique Cardoso, Eike Batista, José Maria Beltrame, Carlos Saldanha, Neymar, Fernanda Montenegro, Dilma Rousseff e Lula. A revista Alfa escolheu Silvestre como um dos Homens do Ano de 2011. Em janeiro de 2012, tornou-se o primeiro brasileiro convidado para o festival Writers Unlimited-Winternachten, em Haia, na Holanda.

 

Em novembro de 2012, sua peça "Boa Noite a Todos" estreou durante a Fliporto, com leitura de Christiane Torloni, dirigida Por José Possi Neto. Na semana seguinte, Edney foi um dos escritores brasileiros convidados à FIL – Feira Internacional Literária de Guadalajara, no México. Participou também da Feira de Frankfurt (Alemanha, 2014) e do Salão do Livro de Paris (2015).

 

Lançado em 2013, o romance Vidas provisórias (Editora Intrínseca) trouxe de volta personagens de seus livros anteriores. Saga de 2 jovens expatriados brasileiros, Paulo (personagem de "Se eu fechar os olhos agora") e Bárbara (de "A felicidade é fácil"), separados no tempo e na geografia, sofrendo as consequências da ditadura militar e do caos econômico da Era Collor.

 

Na TV, Edney é Repórter Especial da TV Globo e âncora do Globonews. Foi o criador e apresentador de Brasileiros (2010), da Rede Globo, campeão de audiência e aplaudido pela crítica.

 

Na GloboNews, desde 2002 entrevista grandes nomes no Espaço Aberto Literatura. Entre seus entrevistados, estiveram 4 premiados com o Nobel: Mário Vargas Llosa, Nadine Gordimer, Ohran Pamuk e José Saramago, além da nata das letras brasileiras, como João Ubaldo Ribeiro, Adélia Prado, Lygia Fagundes Telles, Luiz Ruffato, Lya Luft, Bernardo Carvalho, Zelia Gattai, Milton Hatoun, Nelida Piñon, Cristovão Tezza e Ana Maria Machado.

 

Temas das Palestras

 

* Jornalismo;

* Literatura;

* Motivação.

 

 

 

02/2019


Outros Palestrantes do mesmo tema


Serviços
  • Clique aqui se você é um Palestrante e deseja participar do casting da Mix Palestras.
  • Clique aqui para obter uma proposta ou contratar um palestrante
Contato
  • (11) 3522-6622
  • (13) 3022-1177
  • (11) 98079-3030
  • e-mail:
    comercial@mixpalestras.com.br
  • skype:
    mix.palestras
  • twitter:
    @mixpalestras