Selecione o Profissional
 

Cláudio Ibraim Vaz Leal (Branco)

Cláudio Ibraim Vaz Leal (Branco)

TEMAS:


Cláudio Ibraim Vaz Leal, mais conhecido como Branco, é treinador e ex-jogador de futebol. Foi lateral-esquerdo de clubes como Fluminense, Brescia, Porto, Flamengo e Corinthians. Foi jogador da Seleção Brasileira, tendo sido um dos heróis da campanha do tetra em 1994, ao marcar um decisivo gol nas quartas-de-final contra a Holanda.

 

Branco começou a jogar futebol nas categorias de base do G.E. Bagé e, não sendo aproveitado, transferiu-se para o Guarany de Bagé. Contudo, foi somente em 1982, vestindo a camisa do Fluminense, que o jovem lateral pôde dar início à sua carreira profissional.

 

Jogando ao lado de Paulo Vítor, Ricardo Gomes, Romerito, Washington, Tato e Assis, Branco sagrou-se tricampeão carioca entre 1983 e 1985, além de ter levantado o troféu do Campeonato Brasileiro de 1984.

 

Em 1986, deixou o Fluminense e foi jogar no rico futebol europeu. Teve duas boas passagens pela Itália, onde chegou a defender o Brescia, e depois o Genoa. Mas foi no futebol português, quando jogou pelo Porto, que Branco conseguiu somar mais títulos ao seu currículo, com as conquistas do Campeonato Português e da Supercopa de Portugal, ambas na temporada 1989/90.

 

Branco é o 3º lateral-esquerdo na história com maior número de partidas disputadas pela Seleção Brasileira, ficando atrás somente de Júnior e Nilton Santos. Participou de 3 Copas do Mundo e, em todas elas, vivenciou momentos inesquecíveis. Na Copa de 1986, no México, a presença de Branco na Seleção de Telê foi muito contestada pela imprensa. 4 anos mais tarde, na Itália, durante uma partida contra a Argentina, Branco bebeu uma água oferecida pelos argentinos e começou a se sentir mal. Anos mais tarde, Maradona e o ex-técnico da Argentina, Carlos Bilardo, admitiram que a água estava contaminada com tranquilizantes. Finalmente, na Copa de 1994, aquela em que o Brasil conquistou seu tetracampeonato mundial, Branco foi o autor do sensacional gol de falta que garantiu a vitória do Brasil por 3:2 contra a Holanda e levou o Brasil às semifinais.

 

Retornou ao Brasil depois de 7 anos na Europa e, em 1994, voltou a atuar pelo Fluminense. Durante a Copa do Mundo, teve excelente passagem pelo Corinthians, quando chegou à final do Campeonato Brasileiro, vencida pelo rival Palmeiras. Branco ainda jogou pelo Flamengo, Grêmio e Internacional, antes de transferir-se mais uma vez para o futebol internacional, porém desta vez não obteve um bom rendimento pelos clubes que passou.

 

Em 1997, retornou ao Brasil, jogando pelo Mogi Mirim, e na temporada seguinte mudou-se para o Fluminense, onde encerrou sua carreira.

 

Aposentado, Branco assumiu o cargo de coordenador das divisões de base da CBF, contudo, em 2006, deixou esta posição para se tornar o coordenador técnico do Fluminense, tendo conquistado já em 2007, nesta nova função, o título de campeão da Copa do Brasil de 2007, e o vice-campeonato da Copa Libertadores da América em 2008.

 

Em dezembro de 2009, devido a divergências com a direção do Fluminense em relação a pendências trabalhistas, deixou o clube das Laranjeiras. Em dezembro de 2011, foi confirmado como novo técnico do Figueirense para a temporada. Em dezembro de 2012, foi anunciado como novo técnico do Sobradinho para a temporada 2013.

 

Após a demissão de Zé Teodoro em janeiro de 2013, Branco foi contratado para ser o novo treinador do Guarani. No dia 30 de março de 2013, Branco se demitiu após a iminente queda do Guarani para a Série A2 do Paulistão.

 

Títulos

 

Internacional

* Campeonato Gaúcho: 1981;

 

Fluminense

* Campeonato Carioca: 1983, 1984, 1985;

* Campeonato Brasileiro: 1984;

 

Seleção Brasileira

* Copa América: 1989;

* Copa do Mundo: 1994;

 

Grêmio

* Campeonato Gaúcho: 1993;

 

Flamengo

* Taça Guanabara:1995;

 

Porto

* Campeonato Português: 1989-90;

* Supertaça de Portugal: 1989-90.

 

Temas das Palestras

 

* Case de Sucesso;

* Competitividade;

* Esportes;

* Futebol;

* Liderança;

* Resultado;

* Trabalho em Equipe / Disciplina. 

11/2020


Outros Palestrantes do mesmo tema


Serviços
  • Clique aqui se você é um Palestrante e deseja participar do casting da Mix Palestras.
  • Clique aqui para obter uma proposta ou contratar um palestrante
Contato
  • twitter:
    @mixpalestras
  • Mande-nos uma Mensagem