Selecione o Profissional
 

Homero Luís Santos

TEMAS:


Homero Luís Santos é Graduado e Pós-Graduado em Administração de Empresas pela FGV/SP. É Especializado em Ecologia Profunda (2001) e Teoria do Desenvolvimento (2008) no Schumacher College, no Reino Unido. Atuou por 3 décadas em várias corporações de porte, como COPEL, Grupo Bunge e Sadia, no campo da educação executiva e da estratégia empresarial.

Deixando a vida corporativa em 1993, passou a atuar em tempo integral como professor e pesquisador da Fundação Dom Cabral, até 2001. Lá, dirigiu o Centro de Tecnologia Empresarial e o Top Management Summit, evento anual para empresários, presidentes e conselheiros. Introduziu na instituição a temática da Responsabilidade Social Empresarial e do Desenvolvimento Sustentável.

No campo das pesquisas, conduziu na FDC o levantamento do estado-da-arte da prática de Unidades Estratégicas de Negócio no Brasil, focalizando as 500 maiores empresas da publicação "Maiores e Melhores" da Revista Exame, de 1992. Conduziu, em 2000, um levantamento da gestão das práticas de gestão da Responsabilidade Social Corporativa, junto a 20 das maiores empresas atuantes no Brasil.

Em 2002, passou a atuar através da Fractalis Renovação Empresarial, da qual é Diretor, constituída para prestar consultoria nas áreas de Governança Corporativa, Gestão Estratégica, Responsabilidade Social Corporativa e Desenvolvimento Sustentável.

Foi Diretor Técnico do UniEthos/SP, braço educacional do Instituto Ethos, na sua fase de criação durante 2004, quando desenvolveu a temática acadêmica da instituição. Permanece vinculado ao UniEthos, em SP, como professor e consultor em Gestão Empresarial para a Sustentabilidade e continua atuando na Fundação Dom Cabral, em BH, como professor convidado e consultor para projetos especiais.

É Vice-Presidente do Conselho Deliberativo do Núcleo de Estudos do Futuro, da PUC/SP, e membro do Conselho Editorial do Mercado Ético, portal na internet sobre sustentabilidade.


Destaques Profissionais

Estratégia Empresarial

Na Sadia, coordenou o Projeto de Administração Estratégica, que culminou com a introdução de um novo modelo de gestão e de uma nova cultura gerencial no empreendimento. Como consultor da Akros (atual Amanco), em Joinville, coordenou o desenvolvimento e a implantação de modelos gestão estratégica, e na AxialPar Negócios Sustentáveis, em SP, implantou indicadores de gestão da sustentabilidade. Na Medial Saúde, em São Paulo, desenvolveu um conjunto de indicadores de gestão estratégica para o Conselho de Acionistas, ora em fase de implantação.

Governança Corporativa

Ainda na Fundação Dom Cabral, conduziu a constituição do Conselho de Administração da holding do Grupo Algar, de Uberlândia/MG, e assessorou a PDA - Parceria para o Desenvolvimento de Acionistas, da própria FDC, na capacitação nessa temática, durante sua fase de implantação. Elaborou modelo de governança para a Federação das Indústrias do Paraná, baseado nas melhores práticas de entidades do Sistema Confederativo de representação sindical brasileiro. Conduziu na Samarco Mineração, em 2006 e 2007, programa de capacitação da diretoria e do quadro executivo em conceitos e práticas de Governança Corporativa, dentro do projeto Novo Ciclo da Cultura, realizado pela FDC.

Desenvolvimento Sustentável

Tem realizado regularmente palestras em empresas, instituições de ensino e organizações do terceiro setor, desenvolvendo as temáticas de Ética e Princípios de Negócios e Responsabilidade Social e Sustentabilidade Empresarial. Coordenou no Instituto Brasileiro de Governança Corporativa, em SP, o Grupo de Estudos de Sustentabilidade Empresarial, de cuja atividade resultou o Caderno de Governança Corporativa "Guia de Sustentabilidade para as Empresas", do qual é co-autor. É consultor do Instituto Ethos no Grupo Referencial de Empresas para a Sustentabilidade, atendendo diretamente as parceiras Alcoa, Samarco e Grupo André Maggi.

Consultoria e Capacitação

Na sua carteira de clientes recentes, figuram a Câmara Americana de Comércio de São Paulo, AMCHAM - na qual vem prestando assessoramento na reestruturação do Prêmio ECO-, a Avina, a Amanco, a Brasilprev, a AxialPar, a Natura Cosméticos, a Medial Saúde, a Alcoa Alumínio, a Libra Terminais, a Gerdau, o Instituto Ethos, o Instituto Brasileiro de Governança Corporativa e a Câmara Americana de Comercio da Argentina, AmCham-RA.

 
Temas das Palestras


* Ética e Princípios de Negócios;
* Responsabilidade Social;
* Sustentabilidade Empresarial.

 

04/2019


Outros Palestrantes do mesmo tema


Serviços
  • Clique aqui se você é um Palestrante e deseja participar do casting da Mix Palestras.
  • Clique aqui para obter uma proposta ou contratar um palestrante
Contato
  • (11) 3522-6622
  • (13) 3022-1177
  • (11) 98079-3030
  • e-mail:
    comercial@mixpalestras.com.br
  • skype:
    mix.palestras
  • twitter:
    @mixpalestras